Notícias | Dia a dia | Australian Open
Djoko mantém escrita e atinge 300 vitórias em Slam
14/02/2021 às 10h25

Apesar do recente problema físico, o sérvio não poupou esforços na partida deste domingo

Foto: Tennis Australia

Melbourne (Austrália) - Com ampla vantagem no histórico de confrontos, Novak Djokovic enfrentou Milos Raonic pela 12ª vez na carreira e manteve seu perfeito retrospecto diante do canadense. O sérvio venceu a partida deste domingo por 7/6 (7-4), 4/6, 6/1 e 6/4 em 2h55 para chegar às quartas de final do Australian Open. De quebra, o experiente jogador de 33 anos comemorou a marca de 300 vitórias em Grand Slam na carreira.

Oito vezes campeão em Melbourne e dono de 17 títulos de Grand Slam, Djokovic tem 17 participações no Australian Open e chega pela 12ª vez às quartas. Somando todos os Slam, são 48 aparições nas quartas de final, ficando atrás apenas de Roger Federer, com 57. O número 1 do mundo agora enfrenta o alemão Alexander Zverev, sétimo colocado, contra quem tem cinco vitórias e apenas duas derrotas no circuito.

Outra boa notícia para o sérvio é a aparente melhora da lesão muscular na região abdominal, sofrida na partida contra o norte-americano Taylor Fritz pela terceira rodada. Djokovic, que precisou de cinco sets para vencer na última sexta-feira, e teve dificuldades no saque e movimentação, cogitava a desistência do torneio e não treinou no último sábado para tentar se recuperar a tempo. Mesmo sinalizando o desconforto em alguns momentos da partida, o sérvio não poupou esforços para vencer o jogo.

Mesmo mudando o saque, Raonic foi pressionado
Ciente do retrospecto negativo e dos problemas físicos do adversário na rodada anterior, Raonic tentou mudar o jeito de sacar e mesmo assim sofreu pressão em seus games de serviço. O canadense tirou um pouco da força de seus saques e apostou mais nos efeitos, para que o sérvio tivesse que se esticar e executasse as devoluções desconfortáveis, fora da linha de cintura.

Mesmo com essa mudança tática, ele enfrentou break points em dois games distintos no set inicial, enquanto Djokovic não teve o serviço ameaçado em nenhum momento durante o primeiro set. Ele só perdeu oito pontos no saque em toda a parcial. No tiebreak, o número 1 do mundo se manteve muito consistente no saque e também no fundo de quadra, além de vencer dois pontos importantes nas devoluções. Raonic fez 11 a 3 em aces e 17 a 11 em winners no primeiro set, mas cometeu 12 erros contra 7 de Djokovic.

Sérvio correu riscos no início do 2º set, mas reagiu no terceiro
Depois de passar um set inteiro sem ter o saque ameaçado, Djokovic correu mais riscos na parcial seguinte. Ele encarou três games longos no saque logo no início da parcial e acabou tendo o serviço quebrado no terceiro break point. Raonic, que chegou a receber atendimento para o pé direito durante o set, disparou sete aces, fez 18 a 12 em winners e cometeu apenas quatro erros contra oito do sérvio. Além disso, enfrentou só um break point na parcial.

O momento que poderia representar o início de uma reação do canadense foi rapidamente contido no início do terceiro set. Djokovic encaixou dois rápidos games de serviço, perdendo apenas dois pontos e conseguiu a quebra para abrir 3/1. Mais à vontade em quadra, o sérvio voltou a pressionar nas devoluções e voltou a quebrar para ampliar a diferença no placar e fechar o terceiro set.

O quarto set poderia ter sido até mais tranquilo para Djokovic, que teve dois break points logo de cara. O sérvio continuava exercendo pressão nos games de saque do canadense e seguia sem ser ameaçado em seu saque. Com sete aces na parcial, Raonic equilibrava as ações e vinha confirmando seus games. Mas com o placar empatado por 4/4, o canadense errou demais, principalmente com o backhand, e permitiu uma nova quebra que foi definitiva para o resultado do jogo.

Raonic liderou a contagem de aces por 26 a 10 e disparou 50 winners contra 41 de Djokovic. O canadense terminou a partida com 35 erros não-forçados, dez a mais que o sérvio. O líder do ranking mundial criou onze break points e conseguiu três quebras, enquanto o seu adversário só quebrou uma vez em três chances.

Comentários