Notícias | Dia a dia | Australian Open
Apesar da melhora, Nadal tenta tratamento de risco
14/02/2021 às 15h28

Tratamento ameniza dores nas costas, mas pode agravar a lesão

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Depois de sofrer com dores nas costas nas últimas semanas e precisar modificar a mecânica de seu movimento de saque, Rafael Nadal revelou no último sábado que teve uma melhora e que estava sentindo menos dor. Até por isso, ele já conseguiu sacar como antes na partida contra o britânico Cameron Norrie pela terceira rodada do Australian Open. No entanto, segundo informa o site espanhol Punto de Break, o tratamento escolhido por Nadal oferece riscos de agravar a lesão.

De acordo com a publicação, Nadal tratou das dores com uma infiltração entre duas das vértebras da região lombar. Esse procedimento consiste na injeção de um medicamento diretamente na área afetada, para que ele atue de forma muito mais rápida e duradoura do que um medicamento normal.

Dependendo da infiltração, os efeitos costumam durar entre duas semanas e um mês e meio. Mas apesar de a injeção atenuar os sintomas, ela não elimina os danos causados pela lesão. Sem dor, o atleta pode continuar competindo como se não tivesse mais problemas físicos, mas isso pode piorar com o passar do dias.

Jornal espanhol falou com fisioterapeuta de Andreescu
O jornal El Español informou neste domingo que Nadal precisou passar três horas no hopital. A equipe do diário sediado em Madri falou com a fisioterapeuta Blanca Bernal, diretora da Mobility Clinic na capital espanhola e que também trabalha com a tenista canadense Bianca Andreescu, número 8 do mundo. "Sem saber exatamente a lesão que o Rafa tem, precisamos falar de uma maneira geral. Esse tipo de infiltração intervertebral é utilizado para atingir a raiz nervosa e precisa ser realizada sob controle radiológico para que a técnica seja o mais segura possível e seja realizada exatamente no tecido-alvo".

"A lesão sofrida por Nadal pode ser uma dor lombar mecânica devido a um espasmo ou disfunção de um músculo e o tratamento que se faz através da infiltração do nervo nos ajudaria a relaxá-lo. Ou podemos estar falando de uma dor radicular, de origem mais articular ou nervosa, sem tanta influência muscular, onde a infiltração atuaria diretamente no foco do problema", acrescentou a profissional.

Nadal já volta a sacar e encara Fognini nesta segunda-feira
Na entrevista coletiva do último sábado, Nadal comemorou o fato de finalmente sentir uma melhora em relação à lesão. "Estou sentindo menos dor. Minhas costas não melhoravam a cada dia que passava, mas melhoraram hoje. Foi o primeiro dia que senti uma melhora nas costas e isso é o mais importante para mim, mais do que qualquer outra coisa", explica o jogador de 34 anos. "Eu precisava sacar novamente como antes. Não estava conseguindo nos últimos 15 dias, mas hoje foi o primeiro dia que recuperei meu saque".

Garantido nas oitavas de final do Australian Open, ele volta a atuar a partir de 1h da manhã (de Brasília) desta segunda-feira contra o italiano Fabio Fognini, experiente jogador de 33 anos e 17º do ranking. Os dois já se enfrentaram 16 vezes e o espanhol lidera o histórico por 12 a 4. "Fábio é um dos mais talentosos do circuito e capaz fazer coisas incríveis. Quando ele joga bem, é um dos mais difíceis de vencer".

Comentários