Notícias | Dia a dia | Australian Open
Medvedev confirma e faz quartas pela 1ª vez no AO
15/02/2021 às 00h36

Melbourne (Austrália) - Embora já tenha um vice-campeonato de Grand Slam no currículo, o russo Daniil Medvedev nunca havia conseguido passar das oitavas de final do Australian Open. A escrita acabou nesta segunda-feira, quando o cabeça de chave número 4 bateu o norte-americano Mackenzie McDonald em sets diretos, com parciais de 6/4, 6/2 e 6/3, e se classificou para as quartas de final pela primeira vez, conquistando sua 18ª vitória consevcutiva.

Medvedev é o nono russo a ir tão longe no Melbourne Park desde o início da Era Aberta, seguindo os passos do surpreendente compatriota Aslan Karatsev, que no domingo se tornou o oitavo. Os dois podem ainda ter a companhia de Andrey Rublev, que enfrenta o norueguês Casper Ruud para ver quem será o adversário de Medvedev na próxima rodada.

Caso Rublev confirme o favoritismo sobre Ruud será a primeira vez na Era Aberta que três russos chegam às quartas em um Slam. O histórico de Medvedev é favorável contra seus dois possíveis próximos adversários, venceu os três embates que travou até então com o compatriota e levou a melhor na única partida que teve com o norueguês.

Apenas oito russos conseguiram alcançar tantas ou mais vezes as quartas de Slam do que Medvedev. Empatados com ele até o momento estão Rublev e Andrey Cherkasov, todos com três. Na sequência aparecem Andrei Chesnokov (4), Mikhail Youzhny (6), Aleksandar Metreveli (8), Marat Safin (9), Nikolay Davydenko (10) e Yevgeny Kafelnikov (13).

O triunfo pelas oitavas de final se construiu muito em função da consistência de Medvedev, que não apenas terminou a partida com mais bolas vencedoras (29 a 21), mas também com menos erros não forçados (15 a 23). Com 75% de aproveitamento nos pontos de saque, o russo também incomodou bastante nas devoluções, venceu 40% das disputas e converteu seis dos sete break-points que teve.

No primeiro set, o russo largou muito bem, conseguiu duas quebras logo na largada e abriu 5/1, mas perdeu um dos beraks de frente antes de fazer 1 a 0. A história da segunda parcial foi parecida, ele novamente marcou 5/1, só que desta vez manteve a diferença até o final. A definição no terceiro veio só na reta final. Depois de chegarem iguais ao 3/3, Medvedev tomou as rédeas, bateu o saque de McDonald duas vezes e selou a vitória.

Comentários