Notícias | Dia a dia | Australian Open
Barty faz quartas e ainda sonha com título em casa
15/02/2021 às 06h49

Barty está invicta há oito jogos e busca sua segunda semifinal em Melbourne

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Pelo terceiro ano consecutivo, Ashleigh Barty chega às quartas de final do Australian Open e mantém o sonho do título inédito e em casa. A número 1 do mundo superou nesta segunda-feira a norte-americana Shelby Rogers, 57ª do ranking, por 6/3 e 6/4. Barty tenta ser a primeira australiana a vencer a competição desde Chris O' Neil em 1978 e busca a segunda semifinal seguida em Melbourne.

Barty ainda não perdeu sets neste Australian Open. Além disso, a acumula uma sequência de oito vitórias seguidas no circuito. A jogadora de 24 anos vem da conquista do Yarra Valley Classic, um dos WTA 500 preparatórios que o Melbourne Park recebeu. E uma das vitórias na semana anterior ao Grand Slam australiano havia sido justamente sobre Rogers. Os torneios em Melbourne são os primeiros que ela disputa desde fevereiro do ano passado.

A vitória sobre Rogers nas oitavas foi construída de forma bem mais tranquila em comparação ao recente confronto de três sets, também disputado em Melbourne. Nesta segunda-feira, a australiana fez 21 a 14 em winners e cometeu 16 erros não-forçados contra 25 de Rogers. A partida teve quatro quebras, sendo três a favor da jogadora da casa, que criou seis break points.

O primeiro set teve apenas uma quebra, obtida por Barty ainda no início. A australiana fez 3/1 e salvou os dois break points que enfrentou quando vencia por 4/2. Na parcial seguinte, Barty conseguiu duas quebras seguidas e confirmava seus games de serviço sem correr riscos até abrir 5/1, mas oscilou um pouco na hora de fechar o jogo. Ela teve dois match points no saque, mas cometeu uma dupla-falta e sofreu com uma devolução profunda de Rogers, que mandou no ponto. Com poucos primeiros serviços em quadra naquele game, acabou sofrendo uma quebra. Ainda assim, a vitória foi confirmada dois games mais tarde.

A adversária de Barty nas quartas de final será a tcheca Karolina Muchova, jogadora de 24 anos e 27ª do ranking. Muchova, que igualou sua campanha de Wimbledon em 2019, venceu nesta segunda-feira a belga Elise Mertens por 7/6 (7-5) e 7/5. A australiana levou a melhor no único duelo anterior, disputado no US Open de 2018. Já a tcheca, que eliminou Karolina Pliskova na terceira rodada, está em busca de uma inédita semifinal de Slam e da terceira vitória contra top 10.

Comentários