Notícias | Dia a dia | Australian Open
Nadal celebra boa atuação e retomada dos treinos
15/02/2021 às 09h14

Nadal disse após a partida que já conseguiu retomar a rotina normal de treinamento

Foto: Peter Staples/ATP Tour

Melbourne (Austrália) - A boa apresentação nas oitavas de final do Australian Open deu muita confiança para Rafael Nadal. O espanhol saiu de quadra da partida contra o italiano Fabio Fognini satisfeito com seu nível de tênis. Além disso, o vice-líder do ranking vai superando o problema nas costas, que o incomodava nas últimas semanas, e já consegue retomar a rotina normal de treinamento.

"Foi uma vitória importante para a minha confiança. Fico feliz que as costas estão aguentando melhor", disse Nadal após a vitória por 6/3, 6/4 e 6/2 sobre Fognini. Foi sua 13ª vitória em 17 jogos contra o italiano. "Quando você entra em quadra contra o Fábio, você se preocupa. Ele é um dos adversários mais perigosos do circuito quando está jogando bem. Sempre pode haver problemas".

"O primeiro set, sem dúvida, joguei com meu melhor nível no torneio. E quando ele me quebrou no segundo, eu tive a sorte de devolver a quebra imediatamente", comenta o espanhol, que chegou a estar perdendo o segundo set por 4/2, mas venceu quatro games seguidos. "Depois eu ainda salvei um 0-40. Acho que no começo do segundo set, até o 3/2 eu estava melhor que ele, depois até o 4/4 ele estava bem melhor que eu, mas consegui segurar o placar".

Nadal voltou a jogar durante o dia, após duas partidas seguidas nas sessões noturnas, e falou sobre as diferentes condições de jogo. "Hoje estava muito úmido e mais rápido. Eu gosto mais assim. Para mim, honestamente, é melhor jogar durante o dia porque a bola anda um pouco mais rápido, mas tenho que me adaptar a todas as condições".

"As minhas costas estão muito melhores e dei um passo muito importante hoje. A mobilidade estava muito melhor, a bola do meu backhand correu mais e consegui recuperar a velocidade do meu segundo saque, o que é fundamental para mim, porque me dá muita confiança para ser mais agressivo com o primeiro serviço. Amanhã vai ser um dia importante de treinos novamente", complementou o número 2 do mundo, que ainda não perdeu sets no torneio.

A retomada na rotina habitual de treinamento também dá esperanças ao experiente jogador de 34 anos. "Se compararmos como estava cinco dias atrás e a situação de hoje, a minha perspectiva e empolgação são completamente diferentes", afirmou Nadal. "Minha condição física precisa continuar melhorando, mas acho que o jogo de hoje ajuda. Não estava conseguindo treinar da maneira adequada nos últimos 19 dias, mas ontem pude aumentar o volume de trabalho".

Nadal reconhece que a recente lesão comprometeu sua preparação ao se comparar com os demais concorrentes ao título. "Passei mais de 20 dias com dores nas costas e isso estava me impedindo de treinar como queria. Obviamente, esse é um déficit com o qual começo em relação aos meus concorrentes, mas eu aceito isso. Eu consegui me manter vivo no torneio e agora tenho uma chance para me qualificar para o título se eu continuar fazendo progressos".

Já sobre o risco de agravamento da lesão, o espanhol garante que a decisão foi bem calculada, diferente de outras escolhas que fez no passado. "Você sempre tem que equilibrar as coisas e ver quais riscos podem correr. O que eu posso dizer é que se você se machucar muito, não vai conseguir ser campeão. Outra coisa é ter algumas dores que atrapalham um pouco o seu desempenho, mas você sabe que se você se adaptar e puder melhorar um pouco, você está em condições de competir. Já tomei decisões erradas no passado, como nos US Open de 2009, quando comecei o torneio com uma ruptura fibrilar que piorou no final".

O adversário de Nadal nas quartas será o jovem grego de 22 anos e número 6 do mundo Stefanos Tsitsipas. O espanhol lidera o histórico por 6 a 1 e venceu todos os quatro confrontos que aconteceram em quadras duras. A única vitória de Tsitsipas foi no saibro de Madri em 2019. "Vai ser um grande desafio e a vitória de hoje foi boa para a minha confiança. Vou precisar estar pronto. Minhas costas estão aguentando e o treino de amanhã será uma preparação importante".

Comentários