Notícias | Dia a dia | Australian Open
Brady teve quarentena rígida e treinos improvisados
17/02/2021 às 15h43

A norte-americana fez parte do grupo de 72 tenistas em isolamento total

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Semifinalista do Australian Open, a norte-americana Jennifer Brady teve sua preparação para o torneio bastante prejudicada. Ela fez parte do grupo de 72 tenistas que ficaram em rígida quarentena em Melbourne depois de chegarem à Austrália nos mesmos voos em que estavam algumas pessoas contaminadas pela Covid-19. Com isso, ficou confinada em seu quarto por 14 dias e sem acesso às quadras de treino do Melbourne Park. Ainda assim, a norte-americana de 25 anos e 24ª do ranking encarou o rígido isolamento de uma forma positiva.

"No início, fiquei um pouco chateada, mas depois pensei: 'Ok estou bem'. Existem coisas piores no mundo do que ficar presa em um quarto de hotel por 14 dias. Não é a preparação ideal para um Grand Slam, mas eu sabia que teria oito dias antes de estrear no torneio", disse Brady em entrevista ao New York Times.

Técnico de Brady, o alemão Michael Geserer, disse que enquanto a tenista mantinha a rotina de preparação física seu trabalho mais importante era mental. "Não podíamos simular os treinos da quadra, mas tentamos nos adaptar a essa nova situação. O mais importante era a mentalidade. E não ficamos reclamando".

Geserer também falou ao podcast alemão Advantage Pod, do jornalista Jannik Schneider, sobre alguns improvisos que foram necessários. O técnico conta que Brady fazia alguns exercícios físicos vestindo um moletom pesado e depois passava 30 minutos em uma banheira quente para se adaptar ao calor australiano.

A tenista de 25 anos acredita que conseguiu lidar bem com o isolamento rígido. "Saindo da quarentena, falando por mim, eu estava definitivamente muito mais revigorada mentalmente", afirmou. "O ano passado foi longo para mim. Eu realmente não fiz nenhuma pausa. No fundo, eu tive um pouco de sorte por ter passado os 14 dias em quarentena. Isso meio que me ajudou a redefinir mentalmente e fisicamente também".

"A Tennis Australia nos forneceu uma bicicleta ergométrica, nos últimos dias. Eu também tinha uma esteira e os pesos no quarto. Pude treinar, malhar. Era um quarto de hotel pequeno, mas deu para fazer tudo o que precisava para ficar o mais em forma possível", comentou a atual 24ª do ranking, ao lembrar também da retomada dos treinos em quadra. "Nos dois primeiros treinos, eu estava tentando sentir a bola sem tentar exagerar, porque não queria arriscar uma lesão. Eu estava com medo de ficar super dolorida, o que na verdade não aconteceu".

Vitória sobre Pegula nas quartas, semi contra Muchova
A respeito da vitória sobre Jessica Pegula nas quartas por 4/6, 6/2 e 6/1, Brady diz que precisou controlar os pensamentos negativos e seguir jogando de forma agressiva. "Acho que hoje eu comecei exagerando demais e cometendo alguns erros não forçados no início do primeiro set. Consegui encontrar o meu caminho no final do set, mas infelizmente sofri a quebra e fiquei um pouco frustrada. Eu melhorei no segundo set, jogando agressiva, e acho que no final do terceiro eu estava realmente concentrada nos meus golpes".

A norte-americana também já projeta o duelo contra a tcheca Karolina Muchova, 25ª do ranking, na semifinal. Muchova levou a melhor no único duelo anterior entre elas. "Ela é muito habilidosa, tem um jogo que funciona em qualquer tipo de piso e é muito atlética. Espero que seja uma partida competitiva. Estou ansiosa por esse jogo".

Comentários