Notícias | Dia a dia | Australian Open
Finalista, Djokovic celebra melhor jogo no torneio
18/02/2021 às 14h47

Sérvio não vencia uma partida por 3 a 0 desde a estreia e finalmente conseguiu jogar sem dor

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - A contundente vitória na semifinal do Australian Open deu bastante confiança para Novak Djokovic. Líder do ranking mundial e oito vezes campeão em Melbourne, o sérvio acredita que a atuação que ele teve nesta quinta-feira contra o russo Aslan Karatsev foi sua melhor no torneio. Com o resultado, Djokovic alcançou sua 28ª final de Grand Slam e nona na Austrália. Ele agora busca seu 18º título entre os quatro maiores torneios do tênis mundial.

"Esse foi o jogo em que me senti melhor no torneio até agora, fisicamente e mentalmente. Eu estava batendo muito bem na bola, variando o ritmo, nunca mandava bolas iguais para ele. Sempre o deixei em dúvidas. Além disso, saquei bem quando precisei sair de problemas no final do segundo set", disse Djokovic após a vitória por 6/3, 6/4 e 6/2 sobre Karatsev em Melbourne.

"Estou muito satisfeito com meu desempenho. Aconteceu na hora certa, antes da última partida de um Grand Slam. Acho que ter estado nessa situação tantas vezes antes me ajudou a reunir todos os elementos necessários para eu atingir o pico na hora certa, o que está acontecendo novamente", acrescentou o sérvio, que não vencia uma partida por 3 a 0 no torneio desde a estreia contra o francês Jeremy Chardy. "Estou obviamente muito feliz com isso. Também estou feliz por ter dois dias de folga agora. A recuperação ainda é a prioridade".

'Consegui jogar sem dor', disse o sérvio após a partida
A respeito da lesão muscular na região abdominal, sofrida no jogo contra Taylor Fritz pela terceira rodada, o sérvio disse que está cada vez mais próximo de se recuperar. "Eu tive que me esforçar ao máximo nos últimos cinco dias em todos os sentidos, mas estou muito feliz a respeito da recuperação. Está indo na direção certa", afirmou. "A cada dia estou progredindo e melhorando, então hoje foi o dia que eu me senti melhor. Espero continuar assim até a final".

"Nunca tive esse tipo de lesão e tive que lidar com ela nos últimos cinco dias. Também tive jogos difíceis, contra jogadores que batem muito forte na bola como [Taylor Fritz, [Milos] Raonic, [Frances] Tiafoe, [Alexander] Zverev. Eu precisava jogar no meu melhor [nível]. Estou surpreso com a forma como eu me senti esta noite. Não pensei que jogaria sem dor esta noite. E eu joguei sem dor".

O adversário de Djokovic na final marcada para o próximo domingo virá da partida entre o russo Daniil Medvedev e o grego Stefanos Tsitsipas, que se enfrentam nesta sexta-feira às 5h30 (de Brasília). O sérvio lidera o histórico de confrontos contra Tsitsipas por 4 a 2 e tem a mínima vantagem de 4 a 3 no retrospecto contra Medvedev. Ambos lutam pelo primeiro título de Grand Slam de suas carreiras, sendo que o russo já tem uma final de US Open no currículo.

"Independentemente de quem eu enfrente no domingo, estou pronto para a partida mais difícil do torneio. Ambos estão em ótima forma. Medvedev está jogando em um nível extremamente alto e está em uma sequência de vitórias. Ele é um jogador a ser batido", disse sobre a invencibilidade de 19 jogos do russo. "Por outro lado, Tsitsipas jogou um tênis fenomenal na noite passada contra Rafa [Nadal]. Virar o jogo depois de perder dois sets contra o Rafa em um Grand Slam é um grande feito".

Maior vencedor na história do Australian Open, Djokovic tem oito conquistas em Melbourne. E sempre que chegou à final, ele foi campeão. "É claro que isso contribui para eu ter mais confiança. Chegar à final, saber que nunca perdi na final ou nas semifinais aqui na Austrália só me faz sentir mais confortável em quadra", afirma o experiente jogador de 33 anos. "Mas cada ano é diferente, embora tenha um efeito mental em mim e talvez nos meus adversários. Mas apesar de meu ótimo histórico, acho que Tsitsipas e Medvedev vão querer conquistar seu primeiro título de Grand Slam".

O sérvio também destacou a grande campanha de Karatsev, boa surpresa deste Australian Open. Vindo do qualificatório, o russo de 27 anos e 114º do ranking disputou uma chave principal de Grand Slam pela primeira vez. Ele derrubou grandes nomes como Diego Schwartzman, Grigor Dimitrov e Felix Auger-Aliassime. Com isso, será top 50 depois do torneio. "Quero dar crédito ao Karatsev por seu grande torneio. Talvez não fosse o dia dele hoje, mas ele teve grandes vitórias e conseguiu primeira semifinal de Grand Slam".

Comentários