Melbourne (Austrália) - Adversários na segunda semifinal do Australian Open, Daniil Medvedev e Stefanos Tsitsipas duelam a partir das 5h30 (de Brasília) desta sexta-feira para saber quem enfrentará o número 1 do mundo Novak Djokovic na decisão do torneio. Ambos integrantes do top 10, eles nutrem uma rivalidade de longa data no circuito e já protagonizaram algumas polêmicas dentro e fora de quadra. O histórico de confrontos é favorável ao russo, que lidera por 5 a 1.
Entretanto, na véspera da partida, o tom adotado pelos dois jogadores foi mais respeitoso e cordial. Medvedev, de 25 anos e número 4 do mundo, fez questão de destacar as qualidades de seu adversário. "Stefanos é um jogador incrível, com um saque excelente e ótimos voleios. É um adversário difícil, porque está melhorando muito fisicamente. Talvez, dois anos atrás ele não fosse tão bom para jogar partidas de cinco sets, só que não é mais o caso agora", disse o russo.
Já Tsitsipas lembrou da grande fase do rival que carrega uma invencibilidade de 19 jogos no circuito. "Medvedev será um adversário difícil. Eu joguei contra ele no ATP Finals do ano passado. Foi uma boa partida da minha parte, mas ele está em muito boa forma, jogando um ótimo tênis".
O grego de 22 anos e atual sexto colocado também se retratou pela vez em que falou que o estilo de jogo de Medvedev era chato de enfrentar e assistir: "Eu posso ter dito no passado que o estilo de jogo dele era chato, mas hoje não acho que ele jogue chato. Ele joga de forma extremamente inteligente e passa por cima de você. Ele é alguém com quem eu preciso ter cuidado".
Com declarações mais sóbrias em 2021, os dois jogadores vão deixando para trás um passado de discussões e polêmicas. Relembre algumas delas.
Briga no final do jogo em Miami
A rivalidade entre Medvedev e Tsitsipas começou no primeiro encontro entre eles, no Masters 1000 de Miami de 2018. Na época, o russo tinha 22 anos e o grego estava com 19. Insatisfeito com um ponto vencido pelo grego, que chegou a desviar na rede, sem um pedido de desculpas, Medvedev foi tirar satisfação durante e também depois do jogo. Ele também teria ouvido Tsitsipas murmurar a frase: 'russo de m...' e cobrou uma atitude do árbitro de cadeira.
"Você deveria calar a boca. Ei, Stefanos. Por que você não fala isso olhando para a minha cara?", disparou Medvedev. "Foi ele quem começou [disse ao árbitro]. Ele me chamou de 'russo de m...' Você acha que isso é normal? A minha resposta para ele foi dizer que ele não sabia brigar. Que ele é um moleque que não sabe brigar. Se ele não dissesse nada para mim, não tem problema. Mas se ele diz isso e quer brigar, alguma coisa precisa ser feita".
Explicação só veio um ano depois
O assunto só foi voltar à tona mais de um ano depois, quando Tsitsipas enfim derrotou o russo na campanha para o título do ATP Finals de 2019. Ele foi perguntado se a vitória teria um sabor especial por conta das discussões entre eles. "Eu nunca disse que não gosto dele. Mas adoraria falar sobre o que aconteceu em Miami. Eu estava jogando minha partida e acho que estava 3/2 ou 4/2 no terceiro set, quando acertei um let durante o rali que jogamos. Tivemos mais duas ou três trocas de bola até o fim do ponto depois daquele let", relembrou o grego.
"Passei por ele depois, na virada de lado, e ele se aproximou e disse que queria um pedido de desculpas meu, mas esqueci completamente do que havia acontecido naquele rali porque estava muito focado no meu jogo para ganhar aquele ponto. Então ele começou a me encarar, dizendo que era para eu me desculpar por aquele ponto. E depois disso, acho que não ganhei um único game. Ele entrou na minha cabeça e fiquei muito frustrado por ter sido assim. Tentei não prestar atenção. Mas de alguma forma, aquilo me afetou".
Jogo chato e maior rival
Também em 2019, depois da semifinal do Masters 1000 de Xangai, Tsitsipas havia dito que o estilo de jogo do russo era chato de enfrentar e assistir. "Eu não quero ser rude, de forma alguma, mas é simplesmente chato. É enfadonho. Sério. É muito chato. Ele tem um ótimo saque, mas se você conseguir devolver, tem que trocar inúmeras bolas pela quadra. E a única coisa que você tem que fazer é bater o mais forte que puder de lado a lado, ser preciso e fazer com que ele se mova". Na época, Medvedev preferiu responder ironizando as postagens do grego nas redes sociais.
No início deste ano, quando a ATP pediu para que alguns tenistas gravassem um vídeo dizendo quem são seus maiores rivais no circuito, Medvedev não teve dúvidas do que responder: "Meu maior rival é o Stefanos Tsitsipas, porque nós já tivemos jogos muito tensos desde a primeiras vez que nos enfrentamos".
Relembre o histórico de confrontos entre Medvedev e Tsitsipas.
2019
ATP Finals - sintético (coberto) - fase de grupos - Stefanos Tsitsipas, 7/6(5) 6/4
Masters 1000 de Xangai - sintético - semifinal - Daniil Medvedev, 7/6(5) 7/5
Masters 1000 de Monte Carlo - saibro - oitavas - Daniil Medvedev, 6/2 1/6 6/4
2018
Basileia - sintético (coberto) - quartas - Daniil Medvedev, 6/4 3/6 6/3
US Open - sintético - 2ª rodada - Daniil Medvedev, 6/4 6/3 4/6 6/3
Masters 1000 de Miami - sintético - 1ª rodada - Daniil Medvedev, 2/6 6/4 6/2