Notícias | Dia a dia | Australian Open
Medvedev vence 20ª seguida e desafia Djokovic na final
19/02/2021 às 07h57

Medvedev iniciou a série invicta no Masters 1000 de Paris do ano passado

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Em excelente momento no circuito, Daniil Medvedev deu continuidade à sua incrível série de vitórias e venceu o 20º jogo seguido para chegar à final do Australian Open. A vítima desta sexta-feira foi o grego Stefanos Tsitsipas, número 6 do mundo. Medvedev fez valer sua grande fase e o histórico favorável, com cinco vitórias em seis duelos anteriores, para vencer por 6/4, 6/2 e 7/5 em apenas 2h09 de partida.

Aos 25 anos, Medvedev atinge a segunda final de Grand Slam da carreira. Depois de ter ficado com o vice no US Open de 2019, superado por Rafael Nadal em uma batalha de cinco sets, ele busca o primeiro título deste porte. Seu adversário na final de domingo será o número 1 do mundo Novak Djokovic, contra quem ele tem três vitórias e quatro derrotas. O sérvio de 33 anos tem 17 títulos de Grand Slam, oito deles na Austrália. 

A série de vitórias de Medvedev começou no Masters 1000 de Paris do ano passado. Depois, ele foi campeão do ATP Finals em Londres. Já no início de 2021, ajudou a Rússia a ser campeã da ATP Cup em Melbourne, na semana anterior à do primeiro Grand Slam da temporada. Dessas vinte vitórias, doze foram contra adversários no top 10 do ranking.

Quarto colocado no ranking mundial, Medvedev já vai assumir a terceira posição depois do Australian Open. É certo que ele irá ultrapassar o austríaco Dominic Thiem. E se for campeão, chegará à vice-liderança, deixando Nadal para trás. Já Tsitsipas, de 22 anos, iguala o melhor ranking da carreira ao ocupar o quinto lugar a partir de segunda-feira. Algoz de Nadal nas quartas, o grego disputou sua terceira semifinal de Slam na carreira, a segunda em Melbourne. 

Russo não enfrentou break points em dois sets

Medvedev começou a partida muito firme em seus games de serviço e não enfrentou break points durante o set inicial. Ele cedeu apenas sete pontos no saque, sendo somente dois quando colocou o primeiro serviço em quadra. A única quebra da parcial aconteceu ainda no quinto game, depois de muitos erros de forehand do grego. O russo liderou a estatística de winners por 14 a 6 e terminou com sete erros contra oito do rival.

O saque do russo ficou ainda mais implacável no segundo set. Depois de disparar cinco aces no set inicial, ele conseguiu mais seis na parcial seguinte. Com 84% de primeiros serviços em quadra, novamente não foi ameaçado e cedeu só três pontos nos games de saque. Bastante consistente do fundo de quadra e paciente na construção dos pontos, Medvedev prevalecia em todos os ralis mais longos e conseguiu duas novas quebras, encerrando a parcial com 14 bolas vencedoras e apenas quatro erros.

Passada incrível praticamente definiu o jogo

Com uma quebra logo na abertura do terceiro set, Medvedev parecia encaminhar uma vitória bastante tranquila. Apesar de uma aparente falta de confiança, Tsitsipas não entregava os pontos. Vindo de uma incrível virada sobre Rafael Nadal, em que também havia perdido os dois primeiros sets, o grego conseguiu devolver a quebra no sexto game e buscou o empate por 3/3.

Depois disso, passou a colocar pressão constante nos games de serviço de seu adversário, mas Medvedev escapou com ótimos saques para sobreviver no oitavo e décimo games. Foi a deixa para que o russo ganhasse moral no jogo e fizesse um game incrível para quebrar o serviço de Tsitsipas com uma passada incrível e levantar a torcida. Sacando para o jogo, ele não deu chances ao grego e confirmou a classificação para a final.

Medvedev terminou a partida com 17 aces e contra apenas três de Tsitsipas. O russo liderou com folga a estatística de winners por 46 a 19 e cometeu apenas 21 erros não-forçados contra 30 do grego. Além disso, conseguiu cinco quebras de saque em nove oportunidades e perdeu apenas um game de saque, tendo enfrentado apenas três break points no jogo inteiro.

Comentários