Notícias | Dia a dia
Monteiro confirma a boa fase e se garante quartas
25/02/2021 às 16h12

Monteiro tenta alcançar a terceira semifinal de ATP de sua carreira profissional

Foto: Arquivo

Córdoba (Argentina) - O bom início de temporada de Thiago Monteiro teve continuidade nesta quinta-feira com a confirmação da vaga nas quartas de final do ATP 250 de Córdoba, no saibro argentino. Monteiro superou o espanhol Roberto Carballes Baena por 6/3 e 6/4 em 1h20 de partida. Com o resultado, ele mantém o perfeito retrospecto diante de Carballes Baena, 96º do ranking. O número 1 do Brasil já havia vencido os outros quatro duelos anteriores, sendo um em ATP e mais três em challengers.

Aos 26 anos, Monteiro está atualmente com o melhor ranking da carreira, no 74º lugar. Ele já tem oito vitórias na temporada, com destaque para a campanha semifinal no ATP 250 de Melbourne, disputado na semana anterior ao Australian Open. Já no primeiro Slam de 2021, ele venceu a estreia contra o eslovaco Andrej Martin e caiu para o top 10 russo Andrey Rublev na fase seguinte.

Vindo de vitória no duelo nacional contra João Menezes na estreia em Córdoba, Monteiro já garante 45 pontos na ATP e ele pode fazer 90 se vencer mais uma. O cearense, que tenta alcançar sua terceira semifinal de ATP, agora espera pelo vencedor entre o sérvio Miomir Kecmanovic, cabeça 3 do torneio  e número 41 do mundo, e o jovem argentino de 19 anos Juan Manuel Cerundolo, 335º colocado.

Monteiro abriu vantagem cedo e escapou da quebra no fim

Monteiro foi bastante superior no início de partida, ao confirmar seus dois primeiros games de saque sem perder pontos, além de conseguir uma quebra para já abrir 3/0. Além disso, o cearense escapou de um break point num game em que havia feito duas duplas faltas, quando já vencia por 4/1. Ele foi beneficiado por erros de devolução de seu adversário e não teria mais o serviço ameaçado até o fim do set.

Com um jogo consistente do fundo de quadra, Monteiro rapidamente abriu vantagem no segundo set. O caminho para a primeira quebra veio com pontos muito bem trabalhados, em que ele teve o domínio das ações e mostrava facilidade para mudar a direção da bola. Além disso, aproveitou o break point com um winner de devolução para fazer 3/2. Carballes Baena conseguiu buscar o empate, mas Monteiro voltaria a quebrar logo depois para fazer 4/3.

À essa altura da partida, Carballes Baena estava irritado com a advertência que recebeu por abuso de bola. O espanhol também reclamava da aparente demora do brasileiro para sacar e recolher o toss. O saque de Monteiro voltou funcionar no oitavo game, mas ele voltou a correr risco na hora de fechar. Depois de duas duplas faltas, o número 1 do Brasil escapou de um 15-40 antes de confirmar a vitória em seu terceiro match point.

Quatro aces e seis duplas faltas para o brasileiro
Monteiro terminou a partida com quatro aces e seis duplas-faltas. Ele colocou 68% de primeiros serviços em quadra e venceu 70% dos pontos disputados em seu saque. Apesar de ter enfrentado cinco break points no jogo, sofreu apenas uma quebra, e aproveitou três das cinco chances que teve de quebrar o serviço de seu adversário.

Comentários