Miami (EUA) - A desistência de Novak Djokovic do Masters 1000 de Miami, anunciada nesta sexta-feira, encerra uma escrita que já dura mais de 16 temporadas. Como Roger Federer e Rafael Nadal também não vão jogar na semana que vem, o torneio será o primeiro Masters desde o final de 2004 a não contar com pelo menos um dos três maiores vencedores de Grand Slam.
O último Masters 1000 a não ter nenhum deles na chave aconteceu entre os dias 1º e 7 de novembro de 2004 em Paris. Na ocasião, o título ficou com o russo Marat Safin, que venceu o tcheco Radek Stepanek na final por 6/3, 7/6 (7-5) e 6/3.
+ Djokovic anuncia que não jogará em Miami
+ Nadal afirma que não vai jogar Masters de Miami
+ Agente de Federer explica ausência em Miami
Os semifinalistas foram o argentino Guillermo Cañas e o bielorrusso Max Mirnyi, enquanto Lleyton Hewitt, Feliciano Lopez, Robin Soderling e Mikhail Youzhny caíram nas quartas.
With @djokernole's withdrawal, Miami 2021 will be the first Masters 1000 without any Big 3 member present since Paris 2004 🤯 pic.twitter.com/DcF35HPbAg
— Tennis TV (@TennisTV) March 19, 2021
Como estavam Federer, Nadal e Djokovic em 2004
Naquela época, Federer era o número 1 do mundo, mas preferiu não disputar o torneio. O suíço priorizava sua preparação para a Masters Cup (atual ATP Finals), que aconteceria em Houston, duas semanas mais tarde. A estratégia foi bem sucedida e ele conquistou o título no Texas.
Nadal estava com 18 anos e era o número 48 do mundo. O espanhol tinha apenas um título de ATP, conquistado em Sopot, na Polônia, em agosto daquele ano. Seu grande salto no circuito se daria em 2005, ano em que conquistou 11 títulos, com evidente destaque para o primeiro troféu de Roland Garros. Ele terminaria a temporada na vice-liderança do ranking.
O atual número 1 do mundo Novak Djokovic estava ainda mais distante da elite do circuito. Então, com 17 anos, o sérvio ocupava o 242º lugar do ranking. Mas ele conquistou um título de challenger em Aachen, na Alemanha, justamente na mesma semana do torneio e saltou para o 188º lugar do ranking. Djokovic só chegaria ao top 100 em julho de 2005, embora seu primeiro título de ATP só fosse conquistado no ano seguinte.