Notícias | Dia a dia
Swiatek volta ao saibro com vitória tranquila
29/04/2021 às 16h18

Swiatek disputou seu primeiro jogo no saibro desde o título de Roland Garros

Foto: Divulgação

Madri (Espanha) - A primeira partida de Iga Swiatek no saibro desde o título de Roland Garros do ano passado foi bastante tranquila. Focada na disputa dos torneios grandes, a polonesa de 19 anos e 17ª do ranking estreou no WTA 1000 de Madri marcando um duplo 6/1 contra a norte-americana Alison Riske, 27ª colocada, em 1h07 de partida.

Swiatek se aproveitou da falta de ritmo de Riske, que estava sem jogar desde o Australian Open, e tentou ser agressiva e assumir o controle dos pontos desde cedo. Até por isso, cometeu 22 erros não-forçados, muitos deles em devoluções de saque, mas não correu riscos na partida. A polonesa conseguiu cinco quebras, criou 14 break points, não perdeu nenhum game de serviço e liderou a contagem de winners por 27 a 6. Além disso, também exibiu excelentes drop shots quando precisou.

"Aqui em Madri tem um pouco mais de altitude a bola tem uma trajetória diferente. Fiz alguns bons treinos aqui, mas sinto que ainda preciso mais algumas partidas para jogar o meu melhor tênis", disse Swiatek após a partida desta quinta-feira. Apesar de não ter sofrido quebras, a polonesa escapou de quatro break points, três deles no set inicial.

Depois de não atuar em Stuttgart na semana passada, a atual campeã do Grand Slam francês vai jogar apenas os WTA 1000 de Madri e Roma antes de tentar defender o título em Paris. "As condições são totalmente diferentes em cada torneio no saibro, entre Madri, Roma e Roland Garros. Então o mais importante é focar em coisas técnicas, em vez de falar de metas e expectativas. Prefiro ir com calma. Sei que na última vez que eu joguei no saibro eu ganhei Roland Garros, mas tenho que focar no meu próximo jogo".

A próxima adversária de Swiatek é a alemã Laura Siegemund, veterana de 33 anos e 59ª do mundo, em confronto inédito no circuito. Siegemund estreou vencendo a ucraniana Kateryna Kozlova por 6/4 e 6/2. Existe a possibilidade de um encontro com a número 1 do mundo Ashleigh Barty nas oitavas. A australiana vem de vitória por 6/2 e 6/1 sobre a norte-americana Shelby Rogers e encara a eslovena Tamara Zidansek na segunda rodada.

Bencic também estreia com vitória em Madri

No complemento da rodada desta quinta-feira, a suíça Belinda Bencic estreou com vitória no saibro espanhol. Cabeça 8 do torneio e número 11 do mundo, ela derrotou a francesa Kristina Mladenovic por 6/4 e 6/2. Mladenovic, ex-top 10 e atual 55ª do ranking, já foi finalista do torneio em 2017, mas teve que disputar o quali na edição deste ano.

A melhor campanha de Bencic em Madri foi justamente na edição mais recente do torneio, disputada em 2019, já que o torneio do ano passado foi cancelado em virtude da pandemia. Até por isso, a suíça de 24 anos tem 390 pontos no ranking a defender. Sua próxima adversária é a norte-americana Bernarda Pera, 70ª do ranking, que derrotou a croata Petra Martic, 24ª colocada, por 6/3 e 6/2. Bencic e Pera jamais se enfrentaram.

Comentários