Notícias | Dia a dia
Monteiro avança em Roma e encerra série negativa
08/05/2021 às 07h57

Monteiro conseguiu sua primeira desde março e precisa de mais uma para entrar na chave

Foto: Arquivo

Roma (Itália) - A participação no qualificatório para o Masters 1000 de Roma começou com resultado positivo para Thiago Monteiro. O número 1 do Brasil e 78º do mundo venceu seu primeiro jogo na competição e precisa de apenas mais uma vitória para garantir vaga na chave principal. Monteiro superou na manhã deste sábado o cazaque Mikhail Kukushkin, 105º colocado, por 7/6 (7-3) e 7/6 (7-1) em 2h43 de partida.

Com o resultado, o cearense de 26 anos encerra uma incômoda série negativa no circuito. Ele vinha de eliminações nas estreias de seus quatro últimos torneios, os ATPs de Barcelona e Munique e também os qualificatórios para os Masters 1000 de Monte Carlo e Madri. Sua vitória mais recente havia acontecido no ATP 250 de Buenos Aires, no início de março, antes de ele ter sofrido com uma lesão na panturrilha esquerda e de ter problemas físicos que adiaram seu retorno aos treinos e competições.

Em busca de uma vaga na chave principal em Roma, Monteiro enfrenta o norte-americano Tommy Paul, 58º do ranking, que venceu o argentino Juan Ignacio Londero, 99º colocado, por 7/6 (7-5) e 6/3. A partida está marcada para às 6h (de Brasília) deste domingo, e Paul é um adversário inédito na carreira de Monteiro. O norte-americano de 23 anos já foi campeão juvenil de Roland Garros em 2015, mas só conseguiu cinco vitórias no saibro em nível ATP.

Duelo de dois tiebreaks na estreia do quali
Monteiro começou o jogo tendo o serviço quebrado e permitiu ao rival abrir 3/1. O cearense ainda escapou de dois break-points no sétimo game, quando já perdia por 4/2, antes de devolver a quebra no game seguinte para buscar o empate. Além disso também evitou uma quebra no penúltimo game da parcial. Kukushkin fez 2-0 no tiebreak, mas Monteiro reagiu com quatro pontos seguidos e sustentou a vantagem.

O segundo set começou com games muito longos, Kukushkin foi o primeiro a quebrar e fez 3/0 depois de salvar quatro break-points. Na sequência, foi a vez de Monteiro evitar cinco chances de quebra, que poderiam deixá-lo em situação delicada na parcial. Depois de sair do zero no placar, o número 1 do Brasil devolveu a quebra e empatou a parcial por 3/3. Ele não teria mais o saque ameaçado até o fim do jogo e dominou o segundo tiebreak. Monteiro terminou a partida com 8 aces, salvou 9 dos 11 break points que enfrentou e conseguiu duas quebras em 8 chances.

Cearense já furou o quali de Roma em 2017
Monteiro tem quatro participações em chaves principais de Masters 1000 e ainda busca uma vitória inédita. Em Roma, o cearense conseguiu furar o quali com duas rodadas em 2017, antes de ser superado pelo alemão Florian Mayer. Já na temporada passada, não passou da estreia na fase classificatória.

A vitória na estreia do quali em Roma rende 16 pontos na ATP a Monteiro, que pode fazer 25 se conseguir um lugar na chave principal. Seu melhor ranking na carreira foi o 74º lugar, atingido em 2017 e igualado em fevereiro deste ano. Em 2021, o cearense já conseguiu dez vitórias, com destaque para a semifinal do Great Ocean Road Open, torneio ATP 250 disputado nas quadras duras do Melbourne Park pouco antes do Australian Open.


Bicicleta Aro 29 Caloi Velox Preta: R$ 1.132,00

Comentários