fiogf49gjkf0d
Victoria Azarenka, Olga Govortsova, Judy Murray, Ana Kohnjuh, Fed CupCopa Davis" /> fiogf49gjkf0d Victoria Azarenka, Olga Govortsova, Judy Murray, Ana Kohnjuh, Fed CupCopa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Victoria Azarenka, Olga Govortsova, Judy Murray, Ana Kohnjuh, Fed Cuptênis" /> fiogf49gjkf0d 2015/estrangeiras_outras/konjuh_fedcup_celebra_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2015/estrangeiras_outras/konjuh_fedcup_celebra_int.jpg" />Budapeste (Hungria) - Principal nome na disputa do Zonal Europa/África I da Fed Cup, a bielorrussa Victoria Azarenka sequer precisou entrar em quadra nesta sexta-feira para liderar sua equipe rumo à segunda fase. As vitórias de Olga Govortsova em simples e de Vera Lapko e Aleksandra Sasnovich em duplas garantiram a primeira colocação do Grupo B às bielorrussas.
Govortsova iniciou a série contra Portugal batendo Maria João Koehler por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2. Em seguida veio da derrota de Sasnovich para Michelle Larcher de Brito, com 6/4 e 6/2. Nas duplas, Lapko e Sasnovich superaram Barbara Luz e Inês Murta com placar final de 6/4, 6/7 (2-7) e 6/2.
Primeira colocadas em seu grupo, vencendo os três confrontos e perdendo apenas uma partida, as bielorrussas terão agora pela frente a Grã-Bretanha da capitã Judy Murray e das jogadoras Heather Watson, Johana Konta, Anna Smith e Jocelyn Rae. Elas bateram por 3 a 0 a Ucrânia de Elina Svitolina e Lesia Tsurenko pra garantir vaga na fase seguinte.
A outra semifinal terá a Sérvia, que mesmo sem Ana Ivanovic e Jelena Jankovic conseguiu passar sem sofrer derrotas na primeira fase, vencendo húngaras e austríacas no Grupo A, que só tinha três nações. Suas adversárias na próxima fase serão as croatas, que lideradas pela jovem Ana Konjuh conseguiram a vaga no último jogo do duelo com a Bélgica.
Croatas e belgas se enfrentaram nesta sexta-feira em duelo valendo a vaga para a fase seguinte. Alison van Uytvank inaugurou o marcador para a Bélgica ao bater a croata Ana Vrljic com 6/2 e 6/4. A reação veio com Konjuh derrotando Kirsten Flipkens com o placar final de 6/2, 4/6 e 6/4. Em seguida, Konjuh e Darija Jurak bateram Flipkens e van Uytvank em dois sets, com parciais de 6/3 e 6/2.
Os dois confrontos definidos no Zonal Europa/África I da Fed Cup definirão as duas nações que terão a chance de disputar o playoff do Grupo Mundial II.