Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Muguruza: 'Não me considero favorita aqui em RG'
28/05/2021 às 19h10

Muguruza tem bom histórico em Roland Garros, mas admite falta de ritmo no saibro

Foto: Cédric Lecocq/FFT
Mário Sérgio Cruz

Paris (França) - Apesar de ter um bom histórico em Roland Garros, com um título em 2016 e uma semifinal em 2018, Garbiñe Muguruza não se coloca entre as favoritas este ano. O motivo é falta de ritmo no saibro, causada por uma recente lesão na perna esquerda. O problema físico a fez abandonar uma partida em Charleston e desistir de jogar em Madri. A espanhola só voltou ao circuito há duas semanas em Roma e não passou das oitavas.

"Eu não me considero uma das favoritas ao título este ano. Tenho que reconhecer que não joguei tantas partidas no saibro, então eu tenho que ganhar ritmo passo a passo. Eu gosto muito do piso, mas por enquanto eu não me vejo como favorita", disse Muguruza durante a entrevista coletiva desta sexta-feira em Paris. "Minha preparação foi um pouco complicada, mas estou treinando o máximo que eu posso e fazendo a lição de casa. Espero estar pronta", completa a espanhola, que estreia contra a ucraniana Marta Kostyuk.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por GАЯВIÑE МUGUЯUΖΑ (@garbimuguruza)

Antes de sofrer com a lesão, Muguruza fazia um ótimo início de temporada, tendo disputado três finais e conquistado um título em 2021. A ex-número 1 do mundo e atual 13ª do ranking foi perguntada por TenisBrasil sobre como contornar essa falta de jogos no saibro durante a preparação para o Grand Slam francês. Ainda assim, ela destaca que já está se sentindo melhor fisicamente.

"Não é como se eu não tivesse jogado tanto este ano, mas sinto que eu joguei poucas partidas no saibro. Isso é verdade. Tenho que contar com a minha experiência e minha preparação para superar tudo isso. Esse é um torneio que eu amo e vamos ver como eu posso jogar aqui. Independentemente da adversária, o saibro é uma superfície diferente e tenho que jogar de forma inteligente", explicou a jogadora de 27 anos, que tem 23 vitórias em 30 jogos na temporada.

"Foi um pouco frustrante, porque eu gosto de jogar no saibro e queria jogar o máximo de torneios possíveis. Agora estou me recuperando, sigo treinando e já estou melhor. Está claro que eu gostaria de ter disputado mais algumas partidas, mas fisicamente eu me encontro bem", acrescentou a espanhola, falando a veículos de imprensa de seu país. "Às vezes você pode treinar demais e mesmo assim nunca se sentir pronta até que você entre em quadra para jogar, mas eu me sinto melhor agora. Isso é certo".

Espanhola comemora a volta de Carla Suárez ao circuito

Muguruza também comemorou a volta da espanhola Carla Suárez Navarro ao circuito. Sua compatriota de 32 anos e ex-número 6 do mundo se recuperou recentemente de um tratamento contra o câncer e disputará seu primeiro torneio desde fevereiro de 2019. Curada da doença, Suárez Navarro ocupa atualmente o 118º lugar do ranking e fará sua temporada de despedida do circuito profissional.

"Eu acabei de me encontrar com ela aqui, conversamos um pouco. Fico muito feliz por vê-la porque ela não sabia até a última hora se poderia jogar o torneio e eu sempre ficava incentivando. É incrível que ela esteja aqui, mas ao mesmo tempo é triste por saber que é seu último ano no torneio. Mas temos ótimas lembranças, já jogamos duplas aqui e temos uma ótima relação há muitos anos. Estou muito feliz por ela estar aqui e vai jogar, é uma inspiração".

Comentários