Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Há 20 anos, Guga desenhava 'coração' após batalha
03/06/2021 às 07h34

Paris (França) - Um dos jogos mais marcantes da carreira de Gustavo Kuerten completa 20 anos nesta quinta-feira. Em 3 de junho de 2001, Guga venceu uma batalha de cinco sets contra o norte-americano Michael Russell pelas oitavas de final de Roland Garros. O brasileiro salvou um match-point na vitória por 3/6, 4/6, 7/6 (7-3), 6/3 e 6/1 em 3h25 de disputa. O resultado deu confiança para que ele conquistasse seu terceiro título de Grand Slam uma semana depois.

A partida também ficou marcada por um gesto que ficou eternizado na memória de todos os fãs. Guga desenhou um coração na quadra de saibro e se ajoelhou, enquanto era aplaudido pelo público que lotava as arquibancadas da Philippe Chatrier. Em depoimento a Luis Colombini para sua autobiografia Guga, um brasileiro (Sextante, 2014, p. 302), Guga contou que estava bastante emocionado no fim do jogo e que precisava encontrar uma forma de transmitir o que sentia para os torcedores que tanto o apoiaram naquele dia.

"Nada se comparava em emoção àquela catarse. Duas horas atrás eu era dado como morto. Mas agora que os céus haviam me dado uma segunda vida, ninguém mais me tirava o título. No momento que eu me levantei, coberto de saibro, tinha plena certeza de que seria campeão mais uma vez em Roland Garros". Guga ainda venceria o russo Yevgeny Kafelnikov nas quartas e os espanhóis Juan Carlos Ferrero e Alex Corretja nas duas últimas rodadas do torneio.

Comentários