Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Delbonis atropela Fognini e enfrenta jovem espanhol
04/06/2021 às 11h37

Paris (França) - O canhoto argentino Federico Delbonis coroou sua ótima campanha no saibro europeu deste ano e pela primeira vez está nas oitavas de final de um torneio de Grand Slam. Numa atuação espetacular, ele passou com muita autoridade sobre o experiente italiano Fabio Fognini, que vinha de grandes atuações na semana, e marcou as parciais de 6/4, 6/1 e 6/3.

Seu adversário no domingo será outra surpresa, o jovem espanhol Alejandro Davidovich Fokina, que eliminou em grande batalha uma das sensações do saibro europeu deste ano, o norueguês Casper Ruud. O emocionante duelo levou 4h35 e teve as parciais de 7/6 (7-3), 2/6, 7/6 (8-6), 0/6 e 7/5.

A temporada de saibro do Delbonis tem sido muito além das expectativas. O atual 51º do ranking que já foi top 30 superou os qualificatórios nos Masters de Monte Carlo, Madri e Roma, tendo vencido nomes importantes, como o espanhol Pablo Carreño, o belga David Goffin e o canadense Felix Aliassime. Fez ainda semifinal em Belgrado na semana passada. Era o 86º do ranking em março, ao atingir semi em Santiago.

Com oito duelos já feitos contra Fognini, dos quais ganhou três, o argentino mostrou saber o que fazer em quadra. Aplicou no serviço sempre pesado e acertou 71% dos primeiros saques, com 78% de eficiência. Com isso, salvou quatro dos cinco break-points que permitiu e colocou sempre muita pressão sobre o adversário, que errou demais o tempo todo, a ponto de terminar com 53 falhas, mais do dobro das 24 de Delbonis.

Fokina, que completará 22 anos neste sábado e é 46º do ranking, marcou apenas sua oitava vitória em 12 partidas de Grand Slam. Ele atinge as oitavas pela segunda vez num Slam, repetindo o US Open do ano passado.

O espanhol, vindo de cinco sets na rodada anterior, mostrou muito físico para brecar um dos jogadores que somava mais vitórias na temporada de saibro, tendo vencido Genebra e chegado às semis de Monte Carlo e Madri.

Fokina viveu altos e baixos. Saiu muito atrás no primeiro set, reagiu e venceu o tiebreak, caindo depois de produção e novamente levando a melhor no desempate. Aí Ruud mostrou força mental, disparou um 'pneu', mas ninguém obteve vantagem nos 10 primeiros games do set decisivo. Após grande batalha, o espanhol obteve a quebra e sacou para a vitória, mas perdeu uma sucessão de quatro match-points e evitou outros quatro break-points, o último deles com um saque por baixo. Por fim, liquidou a maratona

O duelo entre Delbonis e Fokina é inédito no circuito. Quem vencer, enfrentará o ganhador entre Alexander Zverev e Kei Nishikori.

Comentários