Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Federer é novamente exigido e encara Berrettini
05/06/2021 às 19h44

Federer precisou de quatro sets e três tiebreaks neste sábado em Paris e voltará a enfrentar um top 10

Foto: FFT

Paris (França) - Em seu terceiro compromisso nas quadras de saibro de Roland Garros, Roger Federer foi novamente exigido, mas garantiu seu lugar nas oitavas de final. O campeão de 2009 venceu neste sábado o alemão Dominik Koepfer, 59º do ranking, e venceu por 7/6 (7-5), 6/7 (3-7), 7/6 (7-4) e 7/5 em 3h36 de partida. Federer teve uma estreia tranquila em Paris, diante do uzbeque Denis Istomin, mas também precisou de quatro sets para superar o croata Marin Cilic na segunda rodada do Grand Slam francês.

O próximo jogo de Federer será contra o italiano Matteo Berrettini, número 9 do mundo, que venceu o sul-coreano Soonwoo Kwon por 7/6 (7-3), 6/3 e 6/4. O suíço de 39 anos levou a melhor nos dois duelos anteriores contra Berrettini, que completou 25 anos em abril. Além disso, o vencedor de 20 títulos de Grand Slam fará seu primeiro jogo contra um top 10 desde sua recente volta ao circuito. Ele ficou mais de um ano sem jogar depois de passar por duas cirurgias no joelho.

A vitória deste sábado foi apenas a quarta na temporada para Federer, que só jogou os ATP 250 de Doha e Genebra antes de Paris. No entanto, o suíço tem a comemorar o triunfo de número 365 em Grand Slam na carreira. Federer é recordista de vitórias em Slam entre os homens, e curiosamente Serena Williams também possui 365 vitórias em torneios deste porte no circuito feminino.

Superado por Federer neste sábado, com o estádio vazio em Paris, o canhoto Koepfer está com 27 anos e atingiu o melhor ranking da carreira no início de maio, quando ocupou o 50º lugar. O alemão ainda não tem títulos ou finais de ATP no currículo, mas já chegou às quartas de final no Masters 1000 de Roma do ano passado. Ele já atingiu as oitavas do US Open em 2019 e tem uma vitória contra top 10 na carreira.

Jogo deste sábado teve três tiebreaks seguidos
O equilibrado primeiro set da partida não teve quebras de serviço, apesar de Federer ter criado cinco chances e escapado de dois break-points. Cada jogador venceu exatamente 49 pontos. O suíço era quem levava vantagem nos raros ralis mais longos, ao vencer nove dos 13 pontos jogados com mais de nove trocas. Por sua vez, Koepfer liderava a estatística nos pontos mais curtos, com até quatro rebatidas, por 28 a 21.

Ele abandonou de vez a estratégia de devolver os saques do adversário muito atrás da linha de base e preferia só bloquear os serviços do alemão. Isso acabou rendendo um dos pontos mais bonitos da partida, em que o suíço foi buscar a bola quase por fora da rede para definir a jogada. Durante o tiebreak, Koepfer vacilou em pontos importantes, ao cometer uma dupla-falta e errar uma devolução, que lhe custaram a perda do set.

Em vantagem no placar, Federer passou a jogar um pouco mais solto no início do segundo set e logo quebrou o saque de Koepfer para abrir 2/0. Mas a vantagem do suíço durou pouco. Com muitos erros não-forçados ao longo da parcial, 20 ao todo, ele não conseguia sustentar sua liderança. O alemão buscou o empate por 2/2 e ainda trocou quebras com o suíço mais uma vez. No segundo tiebreak da partida, o ex-líder continuou muito errático e acabou perdendo a parcial.

Nas estatísticas, Koepfer fez 23 a 17 em ralis mais curtos, mas precisando só de oito winners para vencer esses pontos, com 16 erros do Federer, sendo oito não-forçados. A parcial teve só 8 ralis, com quatro pontos para cada lado. O total de erros não-forçados do suíço, do primeiro para o segundo set, subiu levemente de 16 para 20, mas eles aconteciam bem mais cedo.

Logo no início do terceiro set, Federer teve o serviço quebrado depois de errar um golpe de vista e ser encoberto por uma devolução sem peso de seu adversário. Koepfer sustentava a liderança no placar e chegou a ter 4/2. Quando a situação parecia ficar mais grave para o suíço, o alemão deu-lhe um presente e sofreu a quebra em um game muito ruim, cheio de erros, e permitiu o empate. Já no 6/6, o alemão fez duas duplas-faltas, mas teve que salvar um set-point para forçar mais um tiebreak. Mesmo com novas oscilações, Federer construiu melhor os pontos e fez 2 a 1 no placar.

No começo do quarto set, Federer conseguiu uma quebra e abriu 2/1. Para melhorar a situação Koepfer foi punido com a perda de um ponto depois de cuspir na quadra. O alemão já havia recebido uma advertência verbal por abuso de bola. Ainda assim, ele conseguiu devolver a quebra de serviço. O jogo seguiu equilibrado até que Federer finalmente voltasse a quebrar o saque do alemão no 5/5, antes de finalmente definir a disputa. Koepfer fez 55 a 51 em winners e cometeu 40 erros contra 63 de Federer. 

Comentários