Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Medvedev brilha de novo e passa fácil por chileno
06/06/2021 às 12h24

Paris (França) - O russo Daniil Medvedev continua muito à vontade no saibro de Roland Garros, torneio em que jamais havia conquistado uma vitória até este ano. O número 2 do mundo fez outra sólida apresentação e passou com autoridade pelo especialista no piso, o chileno Cristian Garin, com parciais de 6/2, 6/3 e 7/5.

Classificado para disputar as quartas de final de um Grand Slam pela quarta vez em sua carreira, ele terá pela frente na terça-feira o grego Stefanos Tsitsipas, contra quem possui histórico amplamente favorável, com seis vitórias em sete confrontos. Semifinalista no ano passado, Tsitsipas também passou em sets diretos pelo espanhol Pablo Carreño, parciais de 6/3, 6/2 e 7/5.

Medvedev afirma não gostar do piso de saibro. Ele só ganhou uma partida antes de Paris, na estreia do Masters de Madri, antes de ser eliminado justamente por Garin no terceiro set. Essa era então sua primeira vitória na terra desde que havia batido Kei Nishikori e atingido a final de Barcelona, em abril de 2019. Agora, tem quatro triunfos em oito jogos em Roland Garros e apenas 15 em 35 sobre o saibro.

Com 22 vitórias e cinco derrotas na temporada, Medvedev continua com chance matemática de atingir a liderança do ranking, mas para isso terá de no mínimo atingir a final de Roland Garros. Caso do outro lado esteja Novak Djokovic, então o russo precisará levantar seu primeiro troféu de Grand Slam para encerrar o reinado do sérvio.

Ótimos primeiros sets
Medvedev tomou conta rapidamente do jogo nos dois primeiros sets do duelo contra Garin, a quem havia vencido uma vez no piso sintético de Montreal, há dois anos. Desde o início, trocou as direções da bola constantemente com ótimo desempenho nos backhands e um saque muito eficiente nas horas importantes, a ponto de Garin ganhar apenas 2 dos 14 lances em que o russo acertou o primeiro saque. A diferença nos winners também ficou enorme: 10 a 2.

O segundo set foi outro passeio do cabeça 2, que buscava variações espertas com deixadinhas diante de um adversário que se preocupava mais em trocar bolas. Garin então pediu atendimento médico para algum desconforto muscular na parte direita do tronco e aí voltou melhor. Quebrou finalmente um serviço de Medvedev e chegou a liderar por 3/2, quando então sacou muito mal. Ainda assim, manteve o equilíbrio ao aprofundar melhor seus golpes.

Por fim, com dois forehands na paralela espetaculares, o russo chegou à quebra definitiva e definiu a classificação após esforço de 2 horas em seu 17º winner de backhand. No total, russo acertou 44 bolas vencedoras, com 14 aces, frente a apenas 11 do adversário.

Garin tentava ser o primeiro jogador de seu país a atingir as quartas de final de um Grand Slam desde Fernando González no US Open de 2009.

Comentários