Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Fokina vence outra batalha e chega às quartas em RG
06/06/2021 às 16h17

Alejandro Davidovich Fokina completou 22 anos no último sábado e faz seu melhor resultado em Slam

Foto: Divulgação

Paris (França) - Depois de ter passado por duas batalhas de cinco sets na segunda e na terceira rodada de Roland Garros, o espanhol Alejandro Davidovich Fokina venceu mais uma no saibro parisiense e chega pela primeira vez às quartas de final de um Grand Slam. O jovem de 22 anos e 46º do ranking superou o argentino Federico Delbonis, 51º colocado, por 6/4, 6/4, 4/6 e 6/4 em 2h56 de partida.

Antes da ótima campanha em Paris, Davidovich Fokina tinha apenas cinco vitórias em chaves principais de Grand Slam na carreira e seu melhor resultado havia sido no US Open do ano passado, onde chegou às oitavas. O espanhol, que ainda persegue seu primeiro título de ATP e fez aniversário no último sábado, vinha de bons resultados no saibro como as quartas de final em Monte Carlo, semi no Estoril e oitavas em Roma.

Algoz do cabeça 15 Casper Ruud na terceira rodada, Davidovich Fokina espera pelo vencedor da partida entre o japonês Kei Nishikori e o alemão Alexander Zverev. Ele perdeu os dois duelos anteriores que fez contra Zverev, ambos no piso duro, enquanto um confronto com Nishikori seria inédito. O jovem espanhol tem uma vitória contra top 10 na carreira, conquistada este ano contra Matteo Berrettini em Monte Carlo.

Já Delbonis encerra uma boa sequência de partidas no saibro. O experiente argentino de 30 anos passou pelo qualificatório nos três Masters 1000 do saibro, em Monte Carlo, Madri e Roma, tendo alcançado as oitavas na capital espanhola e as quartas na Itália. Ele também jogou dois ATP 250 em Belgrado, chegando às quaras no primeiro e sendo semifinalista do segundo.

O argentino foi o primeiro a quebrar e chegou a liderar o set inicial por 3/1, mas Davidovich Fokina reagiu a tempo e conseguiu vencer quatro games seguidos para vencer o primeiro set. O jovem espanhol explorou bastante o segundo saque do rival durante a parcial seguinte, e venceu 11 pontos em 13 possíveis nessas condições. Além de fazer quase o dobro de winners, 11 a 6, para ampliar sua vantagem. Ele conseguiu duas quberas para fazer 5/1, Delbonis reagiu e salvou três set-points, mas não evitou a perda da parcial no décimo game.

Apesar de o espanhol ter aberto o terceiro set com uma quebra acima, Delbonis conseguiu reagir já no final. Ele perdia por 4/3 e venceu oito pontos seguidos para fazer 5/4, além de voltar a quebrar no game seguinte. Foi a parcial com mais altos e baixos na partida, com duas quebras para o espanhol e três para o argentino. Davidovich Fokina começou firme no quarto set e escapou de um break-point no 3/3 antes de quebrar o serviço do argentino no game seguinte. Sacando para o jogo, o espanhol reverteu um 0-40 antes de confirmar a vitória.

Comentários