Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Musetti assusta, mas Djokovic marca grande virada
07/06/2021 às 12h01

Paris (França) - A segunda-feira foi de grande susto para Novak Djokovic em Roland Garros. Encarando o italiano Lorenzo Musetti pelas oitavas de final do torneio, o sérvio viu o italiano de apenas 19 anos assombrar no começo da partida e abrir 2 sets a 0, mas depois mostrou por que é o número 1 do mundo e liderava com placar de 6/7 (9-7), 6/7 (7-2), 6/1, 6/0 e 4/0 quando o rival desistiu da partida.

Classificado para as quartas de final, o líder do ranking terá pela frente outro italiano na próxima fase. Seu adversário na disputa por um lugar na semi será o descansado Matteo Berrettini, que contou com a desistência do suíço Roger Federer e avançou sem precisar jogar. Os dois se enfrentaram apenas uma única vez, com vitória do sérvio no ATP Finals de 2019.

Djokovic fez valer o favoritismo no começo do jogo e foi o primeiro a quebrar, chegando a marcar 3/1 e saque. Só que a reação de Musetti foi imediata e logo após perder o serviço o italiano obteve seu break e deixou tudo igual. Sem novas chances para qualquer um dos lados, a definição foi para o tiebreak e então apareceu pela primeira vez a escrita do jovem tenista.

Ainda com poucos jogos em nível ATP no currículo, Musetti havia vencido todos os oito tiebreaks que disputara até então, seis deles nesta temporada. Mesmo desafiando o líder do ranking, ele fez valer esse histórico e levou a melhor em um disputadíssimo desempate, que chegou a ter 4-1 de vantagem para o sérvio, mas que acabou mesmo nas mãos do italiano.

No segundo set foi a vez do italiano sair na frente e abrir 3/1, só que também a resposta veio logo na sequência com Djokovic devolvendo a quebra. O que se repetiu na parcial foi o tiebreak, em que Musetti ampliou sua invencibilidade, desta vez com mais tranquilidade. Ele faturou os quatro primeiros pontos e depois só teve que administrar a vantagem até o final.

Depois de perder os dois primeiros sets, Djokovic teria que lutar para buscar uma difícil virada, algo que só havia conseguido fazer quatro vezes, perdendo os outros 25 jogos em que saiu com 0 a 2 no placar. Ele aproveitou o intervalo entre as parciais para sair de quadra e tentar esfriar o grande momento de Musetti, o que parece ter surtido efeito.

Djokovic dominou os dois sets seguintes, perdeu apenas um game no terceiro e garantiu o empate com um ‘pneu' para cima de um errático Musetti no quarto, que durou apenas 17 minutos e viu o sérvio chegar a vencer os 16 primeiros pontos da disputa.

Abatido com a reação do número 1 e com um desconforto na virilha, o jovem italiano não teve forças para conseguir mais nada e desistiu. Djokovic conseguiu assim sua quinta virada depois de perder os dois primeiros sets e se tornou o tenista com mais vitórias em partidas de cinco sets em Grand Slam, chegando ao 31º triunfo e deixando para trás o suíço Roger Federer com 30.

Comentários