Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Swiatek supera bom teste e é única top 10 nas quartas
07/06/2021 às 17h47

Swiatek ainda não perdeu sets durante a campanha em Roland Garros

Foto: FFT

Paris (França) - Um duelo entre duas representantes da nova geração do circuito encerrou a rodada de oitavas de final em Roland Garros. Atual campeã em Paris e número 9 do mundo, Iga Swiatek superou um bom teste contra a ucraniana Marta Kostyuk, jogadora de apenas 18 anos e 81ª do ranking. A polonesa de 20 anos marcou as parciais de 6/3 e 6/4 em 1h32 de partida para avançar na competição.

Swiatek será a única top 10 nas quartas de final de Roland Garros. Sua próxima adversária é a grega Maria Sakkari, 18ª do ranking e adversária inédita em sua carreira. "Eu nunca joguei contra ela, então é difícil dizer, mas fiz muitos treinos com ela. É uma menina muito legal. Nossos times gostam muito um do outro", disse Swiatek, após a partida desta segunda-feira em Paris.

+ Swiatek mantém rotina, mas muda a trilha sonora
+ Para Swiatek, focar em torneios grandes foi um acerto
+ Swiatek: ‘Não posso aliviar só porque é minha amiga’

"Nunca é fácil jogar contra uma das garotas mais legais do circuito. Taticamente, com certeza vou estar preparada. Mas no momento, não estou pensando nisso, porque ainda tenho um jogo de duplas de amanhã", comenta a polonesa, que joga ao lado da norte-americana Bethanie Mattek-Sands na chave de duplas em Paris e também está nas quartas.

Do mesmo lado da chave estão a tcheca Barbora Krejcikova, 33ª colocada, e a promessa norte-americana de 17 anos e número 25 do mundo Coco Gauff. Na outra chave, a russa Anastasia Pavlyuchenkova enfrenta a cazaque Elena Rybakina, enquanto a eslovena Tamara Zidansek joga contra a espanhola Paula Badosa. Várias dessas jogadoras ganharam torneios no saibro, como a própria Swiatek em Roma, além de Krejcikova em Estrasburgo, Gauff em Parma e Badosa em Belgrado. 

Depois de não perder sets na campanha para o título do ano passado em Paris, Swiatek mantém seu domínio nas quadras de saibro da capital francesa, com 11 vitórias e 22 sets seguidos a seu favor. Além disso, a polonesa também comemora sua décima vitória consecutiva no circuito, já que chegou a Roland Garros vinda de título no WTA 1000 de Roma.

Swiatek atuou na sessão noturna da quadra Philippe Chatrier pela primeira vez nesta edição do torneio e precisou de tempo para se adaptar às condições um pouco mais lentas da quadra. O primeiro set foi marcado por ralis longos e games equilibrados, com chances para os dois lados. Além disso, a polonesa sofria um pouco para lidar os drop-shots de sua adversária. Kostyuk foi a primeira a quebrar e fez 2/1, mas Swiatek igualou a disputa logo na sequência, em seu quinto break-point no game e sétimo na partida.

Em mais dois games longos, a polonesa ainda escaparia de outras três chances de quebra para sustentar a liderança por 4/3. Só então, teve uma nova chance no serviço de Kostyuk e não aproveitou, terminando o primeiro set com três games seguidos. Swiatek começou o segundo set confirmando o serviço com mais tranquilidade e foi a primeira a quebrar para fazer 2/1, mas perdeu o saque logo depois.

Com o placar empatado por 3/3, a polonesa voltaria a conseguir uma quebra. Kostyuk salvou um match-point no saque quando perdia por 5/3, mas não evitou a derrota no game seguinte. Deu tempo ainda para a polonesa brilhar mais uma vez com excelente lob no match-point. Swiatek liderou a contagem de winners por 24 a 20 e cometeu 22 erros contra 27 da rival.

'Gosto de ser testada', disse a polonesa

"Jogar a noite é sempre difícil, porque você tem que mudar todo o ritmo do dia e mudar a rotina", avaliou a jovem jogadora de 20 anos. "Precisei de tempo para encontrar o ritmo e ver a bola corretamente com as luzes, em vez do sol. Mas ambas temos as mesmas condições. Estou cada vez melhor a cada partida, mas ainda assim, preciso de um pouco mais de experiência. "Gosto de ser testada porque me mantém constantemente alerta. Assim eu fico focada o tempo todo e tem que trabalhar o tempo todo. Caso contrário, às vezes você pode ser surpreendida e então entrar em pânico. Então assim é melhor para mim".

Comentários