Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Com virada épica, Djoko é bi em RG e soma 19º Slam
13/06/2021 às 14h23

Paris (França) - Roland Garros não poderia ter outro campeão em 2021 que não o sérvio Novak Djokovic, que teve uma campanha de façanhas até vencer a final deste domingo, onde mais uma vez virou um jogo no qual perdia por 2 sets a 0. O número 1 do mundo mostrou todo o seu poder de reação e comemorou o bicampeonato no torneio e o 19º Grand Slam ao bater o grego Stefanos Tsitsipas com parciais de 6/7 (6-8), 2/6, 6/3, 6/2 e 6/4.

Algoz do espanhol Rafael Nadal na semi, se tornando o primeiro a conseguir bater duas vezes no torneio o 13 vezes campeão no saibro parisiense, ‘Nole’ escreve seu nome cada vez mais na história e está agora a apenas mais uma conquista de igualar os 20 títulos do canhoto de Mallorca e do suíço Roger Federer, os recordistas de Slam entre os homens.

Outro feito incrível do sérvio foi se tornar apenas o terceiro em toda a história a ter pelo menos dois títulos de cada um dos quatro principais torneios do circuito. Antes de Djokovic apenas as lendas australianas Rod Laver e Roy Emerson haviam conseguido tal marca. Ele também é agora o terceiro mais velho campeão de Roland Garros, atrás apenas de Nadal e Andres Gimeno

Além de derrubar Tsitsipas na final, anotando sua 310º vitória em Slam (segundo maior da história, atrás apenas das 365 de Federer), o tenista de Belgrado também vai destronar o grego da liderança da corrida da temporada, retomando a ponta na corrida para o ATP Finals. Ele ainda se torna o primeiro em 2021 a conquistar três títulos, juntando a taça de Roland Garros com a do Australian Open e de Belgrado 2.

Embora Roland Garros seja o pior Grand Slam para o sérvio em número de títulos, no número de vitórias é o segundo melhor de Djokovic, que agora soma 81 triunfos no saibro parisiense. Este número só é inferior ao de vitórias no Australian Open, onde ele tem nove títulos e 82 triunfos.

Primeiro set intenso

Sem que os dois tenham mostrado nervosismo exagerado a partir dos primeiros games, o primeiro set foi de excelente qualidade. com ambos optando por forma ofensiva sem se descuidar da consistência. Djokovic sacou muito bem até a reta final do set - chegou a vencer os 13 primeiros pontos com o serviço -, mas falhou justamente na hora de fechar, no décimo game, imediatamente após obter enfim a quebra. Pouco antes, o grego havia obtido um set-point, que o sérvio salvou com paciência.

O tiebreak manteve o bom nível. Djokovic cometeu dupla falta logo no começo e viu-se atrás com 4-0, mas manteve-se na luta, reagiu e chegou ao set-point. O grego então conseguiu um lance incrível de pura reação para fazer um forehand indefensável e logo depois concretizou a vitória com bolas profundas. Tsitsipas fez 18 winners, sendo 7 aces, e curiosamente ganhou o set com apenas 62% de pontos vencidos quando acertou o primeiro saque. A batalha durou 72 minutos.

Queda repentina de Djokovic

O sérvio jogou mal o game inicial do segundo set, sem se impor com o primeiro saque, e isso foi essencial para dar ainda mais confiança ao grego. O número 1 passou então a arriscar além da conta. Fez algumas ótimas jogadas, mas não induziu o grego a jogar, o que ainda parecia ser o melhor caminho. A sensação era que faltava energia ao Djoko, já que o grau de risco de seus jogadas subia o tempo todo, ora com curtas exageradas, ora com tentativa de definir rapidamente os pontos. Sofreu então outra quebra e mal se esforçou para devolver o saque final.

Djokovic foi imediatamente ao vestiário e voltou melhor, mais paciente e novamente com trocas mais frequentes de direção. Tsitsipas salvou quatro break-points, três deles com winners corajosos, mas não resistiu e perdeu o serviço no quarto game, abrindo a porta para a reação do sérvio.

Ao final de um set em que o sérvio cometeu apenas quatro erros, Tsitsipas foi ao vestiário e ainda pediu assistência para dor lombar. Não adiantou. Continuou dominado, agora com falhas da base e sem pernas para aguentar o ritmo do adversário. Djokovic saltou para 4/0 e administrou a vasta diferença, vencendo com o dobro de winners (14 a 7) e apenas três pontos cedidos com o saque a favor.

Quinto set mais disputado

Outra vez Djokovic tirou o serviço do grego logo no terceiro game e assim pode jogar bem mais solto. O grego só acertou 8 de 20 primeiros saques nesses dois serviços e, obrigado a jogar quase todos os pontos, mostrou-se instável e nunca ameaçou o saque do sérvio. Ao contrário, foi o líder do ranking quem desperdiçou dois break-points no sétimo game que poderiam ter abreviado ainda mais o placar.

O game final acabou sendo o de maior emoção, com os dois jogadores tensos. Tsitsipas ainda salvou um match-point com backhand espetacular na paralela, mas Djokovic jogou os dois pontos seguintes com muita concentração e fechou com mais duas bolas vencedoras.

Comentários