Milão (Itália) - Único brasileiro na disputa de simples no challenger de Milão, no saibro italiano, Orlando Luz conseguiu superar o qualificatório e garantiu seu lugar na chave principal. O gaúcho de 23 anos e agora 326º do ranking superou nesta segunda-feira o francês Evan Furness, 298º colocado, por 4/6, 6/1 e 6/2 em 1h58 de partida.
Orlandinho conquistou no último sábado o título de duplas no challenger de Forli, também na Itália. Já no domingo, estreou no quali de Milão vencendo o espanhol Nikolas Sanchez Izquierdo por 6/3, 5/7 e 6/2. Sua estreia na chave principal será já nesta terça-feira, por volta das 7h (de Brasília) contra o croata Nino Serdarusic, 299º do ranking. O único duelo anterior foi vencido por Serdarusic em um future na Turquia em 2018.
"Foi um jogo muito duro hoje. Comecei mal, um pouco apressado nas decisões, mas fico feliz por dar a volta por cima e furar o quali desse torneio que é forte", disse Orlando Luz após a partida desta segunda-feira, já projetando a estreia na chave principal. "O objetivo é fazer um bom jogo. Já o enfrentei uma vez, quando era mais novo, em um future. Tenho que montar um plano de jogo para tentar sair com o melhor resultado possível".
Salto no ranking de duplas
Também nesta segunda-feira, Orlando Luz saltou sete posições no ranking de duplas e ocupa atualmente o 114º lugar, marca que é a melhor de sua carreira profissional. Ele jogará em Milão ao lado do peruano Sergio Galdos, mesmo parceiro de sua recente conqusita em Forli. A estreia será contra os franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul, provavelmente na quarta-feira.
Outros dois brasileiros estão na chave de duplas em Milão e já estreiam na terça. Rafael Matos é cabeça 1 ao lado do venezuelano Luis David Martinez. Eles estreiam contra o alemão Dustin Brown e o austríaco Tristan Weissborn, enquanto Fernando Romboli e o norte-americano Max Schnur encaram o polonês Karol Drzewiecki e o espanhol Sergio Martos Gornes.