Londres (Inglaterra) - O sonho de tentar conquistar o ‘Golden Slam’ nesta temporada por alguns instantes foi pesadelo para o sérvio Novak Djokovic, que levou um susto do convidado da casa Jack Draper em sua estreia em Wimbledon. O britânico venceu o primeiro set da partida, mas não conseguiu sustentar o nível por tanto tempo e acabou levando a virada do número 1 do mundo, que fechou com parciais de 4/6, 6/1, 6/2 e 6/2.
Atual campeão do torneio, Djokovic perdeu apenas duas vezes logo na primeira rodada de um Grand Slam, ambas no Australian Open (2005 e 2006). Apenas duas vezes o defensor do título não passou da estreia, a primeira delas em 1967, quando Manuel Santana não foi páreo para Charlie Pasarell, e a mais recente delas em 2003, ano em que o australiano Lleyton Hewitt perdeu para o grandalhão croata Ivo Karlovic.
Depois de gastar 2h02 para derrubar seu primeiro obstáculo na grama do All England Club o sérvio terá pela frente o vencedor do duelo entre o chileno Marcelo Barrios e o sul-africano Kevin Anderson. Ele jamais mediu forças com Barrios, mas já encarou Anderson 11 vezes e venceu 9, três delas em Wimbledon, uma segunda rodada de 2011, outra em uma memorável virada nas oitavas de 2015 e a última na final de 2018.
Welcome back ☺️
— Wimbledon (@Wimbledon) June 28, 2021
Reigning champion @DjokerNole returns to Centre Court 715 days on since lifting the #Wimbledon title to face Britain’s Jack Draper
Listen live ➡️ https://t.co/PhW9lk9AeK
Live scores ➡️ https://t.co/Q1C8cZiyCH pic.twitter.com/6xkB9Mnj7L
O canhoto Draper, que no ATP do Queen’s chegou a eliminar o italiano Jannik Sinner na estreia, se aproveitou de um começo derrapante de Djokovic, que parecia ainda estar se adaptando à Quadra Central durante o primeiro set. Quebrado no terceiro game, o sérvio teve sete break-points a seu favor em três games diferentes e não conseguiu converter um sequer, permanecendo assim atrás no placar e perdendo a parcial.
Só que o atleta da casa não manteve o mesmo nível até o fim e já no segundo set teve o choque de realidade, amargou duas quebras e venceu somente um game. Com o jogo empatado, Djokovic tomou as rédeas da disputa e praticamente não deu mais chances ao rival. A virada veio com mais dois breaks e placar de 6/2 para fechar a terceira parcial, deixando o líder do ranking cada vez mais perto da vitória.
No quarto e último set, o tenista da casa perdeu dois saques consecutivos e praticamente deu adeus ao torneio. Djokovic ainda salvou um break-point no sexto game e então rumou para a virada, fechando a partida com incríveis 25 aces, apenas uma dupla falta e aproveitamento de 83% com o serviço. Ele ainda anotou 46 bolas vencedoras e 24 erros não forçados.
Start as you mean to go on…@DjokerNole’s pursuit of a third consecutive Wimbledon title is off to a winning start, beating Jack Draper 4-6, 6-1, 6-2, 6-2#Wimbledon pic.twitter.com/soTVGWBze4
— Wimbledon (@Wimbledon) June 28, 2021