Londres (Inglaterra) - Duas semanas depois de perder na estreia do ATP 500 de Halle, Daniil Medvedev reencontrou o alemão Jan-Lennard Struff em sua partida de primeira rodada em Wimbledon. O número 2 do mundo foi novamente exigido, mas conseguiu uma revanche com parciais de 6/4, 6/1, 4/6 e 7/6 (7-3) em 2h17 de partida.
Medvedev faz sua quarta participação em Wimbledon e nunca passou da terceira rodada, resultado que teve nas temporadas de 2018 e 2019. O russo de 25 anos marcou sua quinta vitória consecutiva na grama, já que havia vencido o ATP 250 de Mallorca no último sábado. Seu próximo adversário virá da partida entre o convidado espanhol de 18 anos Carlos Alcaraz e o lucky-loser japonês Yasutaka Uchiyama.
Já o eliminado Struff buscava a 11ª vitória contra top 10 na carreira e a terceira na temporada. Em 2021, o experiente alemão de 31 anos e 45º do ranking também já havia eliminado o número 7 do mundo Andrey Rublev na primeira rodada de Roland Garros. Seu histórico em Wimbledon é modesto, já que ele nunca passou da terceira rodada em agora oito participações.
O primeiro set teve apenas uma quebra, obtida por Medvedev ainda no game de abertura. O russo não teria novas chances de ampliar a vantagem, mas conseguiu escapar dos dois break-points que enfrentou. Mais confiante, o vice-líder do ranking começou o segundo set em grande estilo e conseguiu duas quebras seguidas para abrir 4/0 e só perdeu quatro pontos sem seus games de serviço na parcial.
Struff sacou muito bem no terceiro set, apesar de ter feito apenas um ace. O alemão não enfrentou break-points e aproveitou a única chance de quebra que teve, já na reta final do set. Os sacadores dominaram o quarto set, Medvedev confirmava seus primeiros games de serviço rapidamente e colocava o rival sob pressão constante. O russo ainda escapou de break-points no 5/5 e fechou o jogo no tiebreak.