Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Consistente, Aliassime não dá chances a Monteiro
30/06/2021 às 13h17

Londres (Inglaterra) - Não deu para o cearense Thiago Monteiro em Wimbledon. Depois de ter sua estreia adiada por causa da chuva, ele entrou em quadra nesta quarta-feira para desafiar o canadense Felix Auger-Aliassime e não conseguiu sequer tirar um set do cabeça de chave 16, caindo com parciais de 6/3, 6/3 e 6/3, em 2h10 de partida.

Esta foi a segunda vez que Monteiro e Aliassime se cruzaram, ambas em Grand Slam e com vitória do canadense. O outro duelo acontecera no ano passado na primeira rodada do US Open e foi um pouco mais parelho, com três tiebreaks e placar final de 3 sets a 1.

Algoz do suíço Roger Federer semanas atrás em Halle, o jovem canadense está apenas em sua segunda aparição em Wimbledon, onde foi até a terceira rodada em 2019. Para ao menos repetir seu último resultado, ele terá que superar o sueco Mikael Ymer, que superou o o experiente francês Jo-Wilfried Tsonga em jogo de duas viradas e placar final de 7/5, 6/7 (4-7), 5/7, 6/4 e 6/3.

Diferente do que fez no encontro que tiveram no US Open do ano passado, Monteiro desta vez pouco conseguiu incomodar o adversário, que foi muito agressivo e consistente da linha de base, errando bem pouco. Aliassime terminou a partida com 29 bolas vencedoras e apenas 20 erros não forçados, contra 24 winners do brasileiro e 40 erros não forçados.

Embora tenha anotado somente oito aces, o canadense também se mostrou afiado com o saque, não cometeu uma dupla falta sequer e venceu 81% dos pontos disputados com o serviço, enquanto do outro lado Monteiro teve aproveitamento de apenas 55%. Aliassime não enfrentou break-points contra e teve 13 chances de quebra, concretizando quatro delas para ficar com a vitória.

Com a eliminação na estreia, o canhoto cearense irá amargar uma queda de pelo menos 11 colocações, descendo no mínimo para o 92º lugar no ranking. Embora possa ainda ser ultrapassado por vários nomes que não estão tão abaixo, Monteiro dificilmente sairá do top 100. Curiosamente, um dos que pode ultrapassá-lo é o britânico Andy Murray, que atualmente é apenas o 118 do mundo.

Comentários