Londres (Inglaterra) - Os primeiros dias de competição no All England Club chamaram a atenção principalmente por causa do número de escorregões dos jogadores, alguns deles inclusive terminando em lesões, como foi com a norte-americana Serena Williams e com o francês Adrian Mannarino no duelo com o suíço Roger Federer.
“Parece estar um pouco mais escorregadio, talvez por causa do teto fechado. Não sei se é apenas uma sensação”, analisou Federer logo após sua estreia no torneio. “Você tem que se mover com muito, muito cuidado lá. À medida que o torneio avança, pode ficar mais fácil ou mais difícil se mover em quadra”, completou o suíço, destacando também o desgaste na grama.
O número 1 do mundo Novak Djokovic disse não se lembrar de ter caído tantas vezes na quadra depois de sofrer várias quedas em sua estreia contra o britânico Jack Draper na segunda-feira. O sérvio sofreu mais escorregões durante a partida de segunda rodada contra Kevin Anderson na Quadra Central em quarta-feira.
O All England Club se defendeu e garantiu que a preparação das quadras de grama foi exatamente no mesmo padrão meticuloso de anos anteriores. “As condições climáticas nos dois dias de abertura foram as mais úmidas que experimentamos em quase uma década, o que exigiu que o telhado fosse fechado na Quadra Central e na Quadra 1 por longos períodos”, disse em comunicado.
“Este é um momento em que a grama está mais exuberante e verde, o que resulta em umidade adicional no que é uma superfície natural”, acrescentou a direção do tradicional clube britânico que abriga Wimbledon.
Até mesmo o ídolo local Andy Murray falou que o piso estava escorregadio. “Pelo menos estava melhor hoje do que no jogo anterior. Espero que continue a melhorar à medida que o torneio avança. Realmente não me lembro de ter sido tão escorregadio antes”, afirmou o britânico após vencer o alemão Oscar Otte pela segunda rodada.
Enquanto isso, Nick Kyrgios, foi na contramão e criticou a velocidade do jogo nas quadras de grama do All England Club. "Deve ser rápido aqui. Eles tornaram lento. Não é mais grama", disse o australiano, que sugeriu que a superfície até precisava de água.