Londres (Inglaterra) - Depois de duas vitórias difíceis nas primeiras rodadas de Wimbledon, o bicampeão Andy Murray foi eliminado na terceira fase da competição. Mesmo com muito apoio das arquibancadas na Quadra Central, o britânico foi superado pelo canadense Denis Shapovalov, número 12 do mundo, com parciais de 6/4, 6/2 e 6/2 em apenas 2h16 de partida.
Aos 22 anos, Shapovalov chega pela primeira vez às oitavas de final em Wimbledon e tenta repetir seu melhor resultado da carreira em Grand Slam, as quartas do US Open do ano passado. Para isso, o jovem canadense precisa vencer o experiente espanhol de 33 anos Roberto Bautista Agut, semifinalista do torneio em 2019, que venceu o alemão Dominik Koepfer por 7/5, 6/1 e 7/6 (7-4).
Super Shapovalov ✨
The Canadian proves a step too far for Andy Murray and moves on to the second week at The Championships 🇨🇦#Wimbledon pic.twitter.com/P93HEZSuwc— Wimbledon (@Wimbledon) July 2, 2021
Murray, por sua vez, havia disputado nove sets nas duas primeiras fases em Wimbledon. Foram quatro na estreia contra o georgiano Nikoloz Basilashvili, 28º do mundo e cabeça 24 do torneio, e cinco na batalha contra o alemão vindo do quali Oscar Otte na rodada seguinte. O ex-número 1 do mundo, o britânico de 34 anos já passou por duas cirurgias no quadril e aparece atualmente no 118º lugar do ranking. Ele não vencia jogos na chave de simples em Wimbledon desde a campanha até as quartas em 2017, quando os problemas físicos começaram a se manifestar de forma mais séria.
Os três sets tiveram roteiros parecidos nesta sexta
Apesar de a partida ter começado com Murray confirmando o serviço de forma muito tranquila, e pressionando o saque do adversário, Shapovalov sempre prevalecia nos pontos mais importantes. O canadense passou ileso por um game longo e logo depois conseguiu a primeira quebra da partida. Pouco depois, o canhoto de 22 anos voltaria a quebrar o saque do britânico para fazer 5/1 no placar.
Murray devolveu uma das quebras e ainda criou três break-points quando o rival sacava novamente para o set. Mérito total de Shapovalov, que sacou bem nos momentos de pressão e combinou um backhand bastante aberto e angulado com um um drop-shot para fazer o britânico desequilibrado na bola que definiu o primeiro set.
Vantagem de @denis_shapo! Canadense faz 6/4 no primeiro set e larga na frente de @andy_murray#Wimbledon #WimbledonNoBS pic.twitter.com/Mk8jqsmBUS
— BandSports (@bandsports) July 2, 2021
O roteiro da segunda parcial foi parecido, já que Shapovalov conseguiu novamente duas quebras seguidas para estabelecer 4/0 no placar. Na reta final do set, o canadense escapou de cinco break-points no mesmo game e ampliou sua vantagem. Exímio voleador, Shapovalov tinha ótimo desempenho sempre que precisava subir à rede. Ele faria 16 pontos em 21 possíveis ao longo da partida.
Houve uma paralisação de aproximadamente 15 minutos, para o fechamento do teto na Quadra Central e acionamento do sistema de iluminação do estádio. As condições mais rápidas tornaram o jogo ainda mais fácil para o canadense, que só perdeu quatro pontos em seus games de serviço no terceiro set. Novamente ele abriu 4/0 muito cedo e não deu chances de reação para Murray, que ainda fez dois bons games de saque no fim, mas sem mudar a dinâmica da partida.
As estatísticas do jogo ratificam o amplo domínio de Shapovalov. O canadense fez 12 a 1 em aces e liderou a estatística de winners por 44 a 16. Por ser mais agressivo em quadra, cometeu 24 erros não-forçados contra 17 de Murray. Além disso, o jovem jogador criou onze break-points e conseguiu seis quebras, e só perdeu um game de serviço para o bicampeão do torneio.
Until next time, @andy_murray.
— ATP Tour (@atptour) July 2, 2021
📹: @Wimbledon pic.twitter.com/8svUzHmNaG