Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Aos 18, Raducanu levanta torcida com feito histórico
03/07/2021 às 12h02

Londres (Inglaterra) - Apenas número 338 do ranking e convidada dos organizadores, a garota Emma Raducanu anotou um resultado espetacular em Wimbledon. Sem jamais ter vencido uma partida de nível WTA antes desta semana, ela avançou para as oitavas de final do Grand Slam da grama, ao derrotar a experiente romena Sorana Cirstea, com parciais de 6/3 e 7/5.

Ela é a quarta adolescente britânica a ir tão longe em Wimbledon, mas agora se tornou a mais jovem delas, já que tem 18 anos e 239 dias. As outras foram Glynis Coles (1973), Deborah Jevans (1979) e Laura Robson (2013). Tenista de mais baixo ranking a entrar na chave feminina deste ano, jamais havia vencido sequer uma top 100, mas logo na segunda rodada tirou Marketa Vondrousova, finalista de Roland Garros há dois anos.

+ Pai romeno e mãe chinesa, conheça a maior surpresa de Wimbledon

Com salto de 163 posições no ranking garatido, Raducanu enfrentará agora a australiana Ajla Tomljanovic, que conseguiu virada sobre a letã Jelena Ostapenko, campeã de Eastbourne na semana anterior, com as parciais de 4/6, 6/4 e 6/2.

Fortemente apoiada pela torcida, Raducanu jogou sempre um tênis agressivo. Totalizou 30 winners frente 18 de Cirstea, que na rodada anterior havia superado Victoria Azarenka com grande atuação. Com devoluções firmes, tirou cinco games de serviço da romena, que vive uma temporada de recuperação com boas campanhas nas últimas semanas.

Depois de sair atrás por 1/3, a jovem britânica livrou-se dos nervos e ganhou nada menos que oito games consecutivos, abrindo 3/0 no outro set para delírio do público. Só então Cirstea escapou de 0-40 e reequilibrou a partida. Devolveu a quebra, escapou de uma série de break-points e empatou no oitavo game. Muito decidida, forçou as devoluções e chegou a 0-40. Cirstea se salvou nos dois primeiros, deixando o duelo ainda mais emocionante, até por fim Raducanu liquidar.

Pavlyuchenkova cai
Finalista em Roland Garros há três semanas, a russa Anastasia Pavlyuchenkova desta vez não foi longe na grama inglesa. Ela parou na tcheca Karolina Muchova, cabeça 19, com parciais de 7/5 e 6/3. Número 22 do ranking aos 24 anos, Muchova fez quartas em sua primeira participação em Wimbledon, dois anos atrás.

Sua adversária será a espanhola Paula Badosa. A número 33 do rankins de 23 anos chega assim às oitavas de dois Slam consecutivos, já que quartas em Paris poucas semanas atrás. Neste sábado, marcou grande virada sobre a polonesa Magda Linette, por 5/7, 6/2 e 6/4. A espanhola de golpes pesados joga seu segundo Wimbledon depois de perder na estreia de 2019.

Comentários