Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Medvedev busca virada inédita e chega às oitavas
03/07/2021 às 17h03

É a primeira vez que o russo consegue reverter uma desvantagem de dois sets a zero no placar

Foto: Divulgação

Londres (Inglaterra) - Pela primeira vez em sua carreira profissional, Daniil Medvedev conseguiu virar um jogo depois de ter perdido as duas primeiras parciais. Isso aconteceu neste sábado, pela terceira rodada de Wimbledon, quando o número 2 do mundo superou o croata Marin Cilic com parciais de 6/7 (3-7), 3/6, 6/3, 6/3 e 6/2 em 3h35 de partida.

Outro feito inédito para Medvedev é chegar às oitavas de final do Grand Slam londrino. Até então, o russo de 25 anos havia disputado o torneio três vezes, sem nunca ter passado da terceira rodada. Além disso, ele marcou apenas a segunda vitória da carreira em jogos definidos no quinto set. A anterior havia sido contra o sérvio Filip Krajinovic no Australian Open deste ano.

Medvedev terá nas oitavas um confronto inédito contra o polonês Hubert Hurkacz, 18º do ranking e campeão do Masters 1000 de Miami. O polonês de 24 anos venceu neste sábado o cazaque Alexander Bublik por 6/3, 6/4 e 6/2. Esta já é a melhor campanha de Hurkacz em um Grand Slam.

Já o eliminado Cilic amarga uma queda precoce na terceira rodada. O experiente croata de 32 anos e ex-número 3 do mundo já foi vice em Wimbledon em 2017 e tem um título de Slam no US Open de 2014. Atual 37º do ranking, ele também havia parado nas quartas em Londres em outras três ocasiões e conquistou há três semanas o ATP 250 de Stuttgart, em quadras de grama.

Em um primeiro set com quatro aces e uma quebra para cada lado, Cilic chegou a liderar por 4/2, mas Medvedev buscou o empate no difícil oitavo game. Ainda assim, o croata foi preciso no saque durante o tiebreak para vencer o set inicial. Na segunda parcial, Cilic sequer enfrentou break-points, cedeu apenas cinco pontos em seu serviço, e conseguiu duas novas quebras.

Medvedev foi para os vestiários no fim do segundo set. Na volta, fez uma ótima parcial, quebrando três vezes o serviço do croata. O russo ganhou confiança e já largou com 3/0 no quarto set e não teve o saque ameaçado em nenhum momento.

A vantagem de Medvedev ficou ainda maior depois que Cilic teve o serviço quebrado com uma dupla-falta na abertura do quinto set. O número 2 do mundo dominou as ações e conseguiu duas novas quebras para abrir 5/0 no placar. O croata até devolveu uma das quebras, mas não conseguiu evitar a derrota. Cilic fez 49 a 36 em winners, mas cometeu 68 erros contra apenas 31 de Medvedev.

Comentários