Londres (Inglaterra) - Depois de passar por algumas dificuldades nas rodadas iniciais de Wimbledon, Roger Federer vai elevando seu nível de tênis e terminou a partida desta segunda-feira contra o italiano Lorenzo Sonego jogando muitíssimo bem. Oito vezes campeão nas quadras de grama em Londres, Federer despachou o atual 27º do ranking com parciais de 7/5, 6/4 e 6/2 em 2h10 de partida nesta segunda-feira.
Esta é a vitória de número 105 na trajetória de Federer em Wimbledon. Além disso, aos 39 anos e 337 dias, ele se torna o jogador mais velho a atingir as quartas de final do torneio na Era Aberta. O recorde anterior era de Ken Rosewall, aos 39 anos e 224 dias em 1974. O suíço disputará as quartas de final de um Grand Slam pela 58ª vez na carreira, sendo a 18ª só em Londres.
O suíço agora se prepara para o confronto diante do vencedor entre o polonês Hubert Hurkacz e o russo Daniil Medvedev. Ele lidera o histórico de confrontos contra Medvedev por 3 a 0, e também venceu o único jogo que fez contra Hurkacz no circuito profissional. Esse jogo foi suspenso por chuva e deve ser retomado apenas na terça-feira.
Straight sets, straight into his 18th #Wimbledon quarter-final... @rogerfederer beats Lorenzo Sonego 7-5, 6-4, 6-2 to reach the last eight on Centre Court pic.twitter.com/G8VDVyR0XX
— Wimbledon (@Wimbledon) July 5, 2021
Além disso, o suíço consegue pela primeira vez no ano vencer quatro jogos seguidos no mesmo torneio. Recuperado de duas cirurgias no joelho, ele havia caído em seu segundo jogo em Doha e na estreia na Genebra, além de abandonar a disputa de Roland Garros após três vitórias. Federer também atuou na grama de Halle e foi surpreendido ainda nas oitavas de final.
Por sua vez, Sonego tem a comemorar o melhor resultado da carreira em Wimbledon. O italiano de 26 anos nunca havia passado da primeira rodada em Londres. Mas ele já havia alcançado as oitavas em outro Grand Slam, no saibro de Roland Garros na temporada passada. O tenista natural de Turim vinha de um bom resultado na grama, sendo finalista em Eastbourne na semana anterior ao Slam britânico.
This @rogerfederer forehand. On repeat. 😍#Wimbledon pic.twitter.com/YdYwAhSO8D
— Wimbledon (@Wimbledon) July 5, 2021
O primeiro set da partida foi o mais difícil para Federer, que só conseguiria uma quebra em sua quinta oportunidade na partida para fazer 5/3 no placar. Até então, o suíço não havia enfrentado um break-point sequer. Sacando para o set, ele foi quebrado de zero e permitiu o empate por 5/5, mas voltou a colocar pressão sobre o saque de Sonego. Começou a chover no meio do game seguinte, justamente quando Federer tinha um break-point. Na volta, Sonego cometeu uma dupla-falta. Em sua segunda chance de sacar para fechar, o suíço escapou de duas oportunidades de quebra.
A partir de então, Federer passou a exibir um pouco do melhor tênis que o levou a tantas conquistas na carreira. Muito preciso no saque e com um jogo firme do fundo de quadra, o suíço não enfrentou break-points nem na segunda e nem na terceira parcial, cedendo apenas mais nove pontos em seu serviço e apenas quatro com o primeiro saque. O suíço vinha definindo os pontos de forma rápida, mostrando cada vez mais ritmo e não deu oportunidades de reação ao italiano. O segundo set teve apenas uma quebra, mas no terceiro ele rapidamente abriu 4/0 e soube administrar até o fim.