Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Federer acha mais lento jogar com teto fechado
05/07/2021 às 19h59

Para o suíço, as condições ficam mais lentas por conta da umidade e exigem maior esforço físico

Foto: ATP

Londres (Inglaterra) - Apesar de haver uma ideia fixa de que atuar em quadras cobertas significa ter condições de jogo mais rápidas, Roger Federer acredita que isso não se aplica à edição atual de Wimbledon. Na opinião do suíço, a situação se inverte em razão da maior umidade no ambiente. Isso acaba exigindo mais do físico dos jogadores. Por conta das constantes chuvas em Londres, Federer já atuou nessas condições na estreia contra Adrian Mannarino e também nas oitavas de final, tendo superado o italiano Lorenzo Sonego nesta segunda-feira.

"Estou muito feliz. As condições de jogo eram complicadas, com quadra aberta e fechada contra o Lorenzo" disse Federer após a vitória sobre Sonego por 7/5, 6/4 e 6/2 nesta segunda-feira. "Foi muito interessante quando o teto se fechou no final do primeiro set. Eu pude notar que a quadra estava ficando um pouco mais escorregadia de novo. A umidade aumenta, enquanto eu não estava suando tanto quando estava aberto. Estava ventando e estava fresco. Quando você joga com a quadra coberta, é muito mais lento".

"É incrível a diferença que uma situação de teto aberto ou fechado pode fazer", avaliou o suíço de 39 anos. "Você pode pensar que é mais fácil de fazer aces com o teto fechado, mas não acho que seja o caso. Eu sinto que você tem que colocar força extra em seus golpes para que algo aconteça. Acho que essa foi uma das razões pelas quais eu talvez tenha sofrido quando o jogo voltou, porque você pode ficar muito inseguro quando não consegue seus winners com o saque. E esse também pode ter sido um dos motivos pelos quais talvez eu tive mais dificuldades contra o Mannarino na estreia".

O fechamento do teto aconteceu quando o primeiro set estava empatado por 5/5 e Sonego tinha um break-point contra, quando começou a chover. Na volta, o italiano cometeu uma dupla-falta, enquanto o suíço escapou de algumas chances de quebra no momento de sacar para fechar. Depois disso Federer não enfrentou mais break-points e cedeu apenas nove pontos em seus games de serviço. "Eu senti que depois daquele primeiro set, fui capaz de controlar as coisas. Foi uma ótima partida. Eu não poderia estar mais animado por estar nas quartas de final. É um grande momento e estou muito, muito feliz. ”

Depois de quatro vitórias seguidas em Wimbledon, o vencedor de oito títulos no torneio se sente cada vez mais adaptado às condições de jogo. "Agora tive um bom progresso, estou pegando a bola mais cedo e obviamente me acostumei com as condições, me acostumei com as bolas e com a velocidade da quadra. Todas essas pequenas coisas fazem a diferença no final do dia".

Adversário das quartas indefinido
O adversário de Federer nas quartas virá da partida entre o polonês Hubert Hurkacz e o russo Daniil Medvedev. Esse jogo foi o único da rodada das oitavas que não terminou, em razão da chuva. O reinício está previsto para às 9h30 (de Brasília) desta terça-feira, e o vencedor já volta a atuar na próxima quarta. O suíço reconhece que isso faz parte do esporte e tratou do assunto com bom humor.

"Já estive nessas situações muitas vezes antes, você não fica feliz e não acha justo, mas é assim que funciona. Esses caras são jovens e podem se recuperar. Não é um problema para eles (disse sorrindo). Infelizmente, eles são muito bons também, então espero que volte a chover amanhã! Estou brincando!".

Comentários