Londres (Inglaterra) - Depois de um ótimo início de partida nesta terça-feira, Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot se despediram nas quartas de final de Wimbledon. Campeões do torneio em 2017, Melo e Kubot chegaram a abrir dois sets de vantagem contra os croatas Mate Pavic e Nikola Mektic, líderes do ranking e vencedores de sete torneios no ano, com parciais de 3/6, 4/6, 6/4, 7/6 (7-4) e 6/4 em 3h40 de partida.
A queda do mineiro Marcelo Melo encerra a participação brasileira na chave de duplas em Wimbledon. Além dele, participaram do Grand Slam londrino o também mineiro Bruno Soares, os gaúchos Marcelo Demoliner e Rafael Matos, o cearense Thiago Monteiro, além da paulista Luisa Stefani nas duplas femininas. Melo agora retorna a Belo Horizonte e vai treinar ao lado de Bruno Soares para os Jogos Olímpicos de Tóquio. As competições de tênis no Japão começam em 24 de julho.
Fim do sonho para @marcelomelo83! Brasileiro e o polonês @LukaszKubot perdem de virada para Mektic e Pavic e se despedem nas quartas de final de @Wimbledon.#Wimbledon #WimbledonNoBS pic.twitter.com/HKaNO5bGty
— BandSports (@bandsports) July 6, 2021
Croatas já venceram sete títulos na temporada
Algozes de Melo e Kubot em Wimbledon, Pavic e Mektic vivem uma temporada espetacular no circuito. Eles venceram os Masters 1000 de Miami, Roma e Monte Carlo, e também os ATPs de Melbourne, Roterdã, Antalya e Eastbourne, tendo conquistado títulos em todos os pisos e condições do circuito, saibro, grama e quadras sintéticas externas e cobertas.
Os croatas não disputaram Roland Garros porque foram diagnosticados com Covid-19 antes da estreia no Grand Slam francês. Os próximos adversários de Pavic e Mektic podem ser os colombianos Robert Farah e Juan Sebastian Cabal, atuais campeões do torneio, ou a parceria entre o britânico Joe Salisbury com o norte-americano Rajeev Ram.
Vantagem de 2 a 0 sem enfrentar break-points
Melo e Kubot fizeram um primeiro set impecável no saque e só perderam dois pontos nos games de serviço. Eles obtiveram a única quebra da parcial já no sexto game, para liderar por 4/2. Os campeões de 2017 seguiam sem enfrentar break-points durante o segundo te set. Eles só tiveram uma chance de quebra e prontamente aproveitaram, ainda no início, para abrirem 3/1 no placar. A vantagem foi sustentada até o fim do set.
Chances perdidas e reação dos croatas a partir do 3º set
Na terceira parcial, Melo e Kubot criaram três oportunidades de quebra, mas os croatas conseguiram confirmar seus serviços no sétimo e nono game. Logo depois, Kubot teve o serviço quebrado pela primeira vez na partida, o que custou a perda do set. Já no quarto set, a dupla croata foi muito firme no saque e passou a pressionar mais nas devoluções. A parcial não teve quebras, apesar de Kubot ter sacado muito bem em momentos decisivos para escapar de cinco break-points. Os líderes do ranking abriram 5-0 no tiebreak e sustentaram a vantagem.
A pressão exercida por Pavic e Mektic continuou no quinto set e eles criavam constantes oportunidades de quebra, tanto contra Melo quanto contra Kubot. Além disso, os croatas continuavam sacando bem, como já vinha acontecendo na parcial anterior. A quebra de serviço aconteceria já no penúltimo game da partida, antes de os líderes do ranking definirem a partida no saque.