Notícias | Copa Davis
Brasil enfrenta o Líbano em quadra de har-tru na Davis
07/07/2021 às 20h40

Brasil não atua pela Copa Davis desde março do ano passado

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - A Federação Internacional de Tênis (ITF) divulgou as datas e sede do confronto entre Líbano e Brasil pelo Grupo Mundial I da Copa Davis. Os jogos acontecerão nos dias 18 e 19 de setembro em uma quadra de har-tru (saibro verde) no Automóvel Clube de Jounieh. A superfície é escolhida é feita com pó de cimento e é mais comum nos Estados Unidos. O torneio mais tradicional nesse piso é o WTA de Charleston.

Quem vencer o confronto disputará o qualificatório mundial da Davis de 2022, marcado para acontecer em fevereiro do ano que vem e terá 24 países e vai definir 12 dos 16 classificados para a fase final da Davis da próxima temporada. Já o perdedor entre Brasil e Líbano vai disputar o playoff do Grupo Mundial I, também em fevereiro. Nesse caso, o novo confronto valeria a permanência nessa divisão intermediária ou a queda para o Grupo Mundial II.

Davis mudou formato de divisões inferiores
A Copa Davis apresentou no fim de 2019 um novo sistema de disputa das divisões inferiores, com os grupos mundiais I e II, que equivalem à segunda e à terceira divisão e possibilitarão confrontos entre países de diferentes continentes. Os já tradicionais Zonais da África, Américas, Ásia/Oceania e Europa ficarão restritos aos Grupos III e IV, que na prática seriam a quarta e a quinta divisão da Davis. Lembrando que em todas as divisões os jogos serão disputados em melhor-de-três sets.

Brasil perdeu para a Austrália em março do ano passado
A última vez que o Brasil atuou na Davis foi em março do ano passado, contra a Austrália, pelo qualificatório mundial. A equipe nacional atuou no piso duro de Adelaide e perdeu para os anfitriões. Como a fase final da Davis de 2020 não foi realizada, em função da pandemia, a ITF adaptou o calendário e promoveu uma edição de dois anos, com resultados de 2020 e 2021. A partir da próxima temporada, a centenária competição retoma seu formato anual.

Comentários