Londres (Inglaterra) – Ashleigh Barty cumpriu neste domingo a agenda de compromissos de toda campeã de Wimbledon, que é posar para sessão de fotos em algum lugar da capital inglesa e dar entrevistas à imprensa. Na final deste sábado, a australiana líder do ranking mundial derrotou a tcheca Karolina Pliskova por 6/3, 6/7 (4/7) e 6/3 e conquistou seu primeiro título de Wimbledon e o segundo de Grand Slam da carreira. Dez anos antes, Barty havia sido campeã juvenil da competição.
Vídeo lançado neste domingo pela Tennis Australia, a federação australiana, mostra o momento em que a família de Barty explodiu de alegria em sua sala de estar em Gold Coast quando sua filha e irmã converteram o match-point.
Among countless @AshBarty supporters there are none more special than these ones.
— TennisAustralia (@TennisAustralia) July 11, 2021
See how the world's No.1s family watched and celebrated her Wimbledon-winning moment 🙌🍾#Wimbledon #GoAussies #GoAsh pic.twitter.com/hGiH85spqy
Na cerimônia de premiação, Barty comentou que esperava ter deixado Evonne Goolang orgulhosa de sua façanha. Há 50 anos, sua compatriota havia igualmente conquistado seu primeiro título na grama de Wimbledon. Goolagong Cawley não deixou dúvidas. “Oh, ela certamente fez”, disse a ex-nº 1 do mundo, de sua casa na Costa Dourada, em Queensland, neste domingo, falando ao jornal inglês The Guardian. “Ela me deixou orgulhosa desde a primeira vez que a vi. Ela devia ter cerca de 13 anos, estava jogando o Aberto da Austrália e [meu marido] Roger e eu assistimos um pouco e vimos um ponto inteiro em que ela mostrou todas as habilidades. Ela fez o slice, o voleio, o smash. Tudo em um jogo e nós dois apenas olhamos um para o outro e pensamos 'ah, ela conseguiu, ela vai ser a nossa próxima campeã'. Então olhe para ela agora.”
Além do grande estilo de jogo, as duas campeãs australianas compartilham a mesma origem indígena. Em homenagem aos 50 anos do primeiro título de Goolagong, Barty disputou Wimbledon usando um vestido Fila inspirado na roupa que Goolagong usou em Wimbledon, em 1971, desenhada por Ted Tinling, que revolucionou a moda do tênis. Goolagong Cawley voltou a ganhar Wimbledon em 1980, depois de se tornar mãe. Desde então, nenhuma outra australiana havia ganhado o Grand Slam inglês.
“Estou muito, muito orgulhosa de Ash e da maneira como ela lida com ela, não apenas na quadra, mas fora dela também. Ela é uma ótima australiana. Todo mundo a ama ”, disse a ex-número 1 do mundo. “Toda vez que vou às compras, todo mundo me pergunta sobre Ash. Como está Ash? Ela não é maravilhosa? Sim, ela é. Ash para mim é como uma irmã mais nova e parte da minha família.”
So happy for you @ashbarty, your dream comes true and what a fight. Congratulations on your Wimbledon victory, I hope you and your team celebrate well along with your many fans around the world and back in Australia. 🚀
— Rod Laver (@rodlaver) July 10, 2021