Tóquio (Japão) - O tênis da Croácia já garantiu as medalhas de ouro e prata das duplas masculinas, num feito excepcional. Nikola Mektic e Mate Pavic confirmaram a condição de cabeças 1 em Tóquio, mas Marin Cilic e Ivan Dodig causaram certa surpresa com a campanha.
Nas semifinais desta sexta-feira, Mektic e Pavic superaram os norte-americanos Austin Krajicek e Tennys Sandgren, com parciais de 6/4 e 6/4, enquanto Cilic e Ivan Dodig passaram pelos neozelandeses Marcus Daniel e Michael Venus com o placar de 6/2 e 6/2. Os perdedores jogarão pelo bronze.
It's an all-#CRO men's doubles gold medal match 🥇
No.1 seeds Nikola Mektic and Mate Pavic join their compatriots Marin Cilic and Ivan Dodig in the men's doubles final where one team will become the first-ever Croatian Olympic gold medallists in #tennis#Tokyo2020 | #Olympics— ITF (@ITFTennis) July 29, 2021
Estas medalhas serão históricas para o tênis croata, que até hoje só havia subido uma vez ao pódio olímpico três vezes, sempre com bronze: Goran Ivanisevic em simples e duplas em Barcelona-1992, ao lado de Goran Prpic, e Mario Ancic e Ivan Ljubicic em Atenas-2004.
Esta será a terceira medalha de ouro da Croácia nestes Jogos de Tóquio, depois de conquistas no taekwondo e no remo. O país tem ainda um bronze no taekwondo.