Notícias | Dia a dia
Líder do ranking, Murray comemora 30º aniversário
15/05/2017 às 20h55

Britânico é o quarto 'trintão' no top 10. Lista ganhará Djokovic na semana que vem.

Foto: Arquivo

Roma (Itália) - A segunda-feira é especial para Andy Murray que completa 30 anos. Pela primeira vez, o britânico comemora seu aniversário enquanto lidera o ranking mundial. Ele está em Roma, onde estreia na terça-feira pelo Masters 1000 italiano contra o anfitrião Fabio Fognini às 16h (de Brasília).

Murray acumula 646 vitórias em nível ATP na carreira e apenas 180 derrotas. O britânico já venceu 45 títulos, sendo o último deles no mês de fevereiro, em Dubai. Ele também é o único homem a vencer duas medalhas de ouro olímpicas em simples, em Londres e no Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, Murray se notabilizou por encerrar longos jejuns de títulos do tênis britânico, datados de 1936 com Fred Perry. A primeira escrita a ser quebrada foi a de títulos de Grand Slam, com a conquista do US Open em 2012. No ano seguinte, foi o primeiro anfitrião em mais de sete décadas a conquistar Wimbledon.

Ele voltaria a erguer o troféu no All England Club na temporada passada. Antes disso, no ano anterior, liderou a conquista britânica na Copa Davis, participando de onze das doze vitórias necessárias para o título e vencendo todos os oito jogos de simples que participou na competição por equipes.

Casado há dois anos com a companheira de longa data Kim Sears, Murray se tornou pai pela primeira vez em fevereiro do ano passado da pequena Sophia Olivia. O escocês de Dunblane recebeu a OBE (condecoração oficial da Ordem do Império Britânico) em 2013 e foi nomeado 'Sir' no fim do ano passado.

Murray agora se junta aos suíços Roger Federer e Stan Wawrinka e ao espanhol Rafael Nadal entre os 'trintões' no top 10 do ranking mundial. A lista certamente terá mais um nome a partir da semana que vem, isso porque Novak Djokovic é apenas sete dias mais novo que o britânico. Os dois, aliás, se conhecem desde as competições juvenis.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis