Cluj-Napoca (Romênia) - Convidada para disputar o WTA 250 de Cluj-Napoca, no saibro romeno, a filipina de 16 anos Alexandra Eala aproveitou muito bem a oportunidade recebida pelos organizadores. A canhota Eala, que é vice-líder do ranking mundial juvenil e 634ª colocada na WTA, venceu nesta terça-feira a argentina vinda do quali Paula Ormaechea, 209ª do mundo, por 7/5 e 6/2.
Por conta da pouca idade, Eala concilia o início da carreira no circuito com os principais torneios do mundo como juvenil. A filipina já tem um título profissional, conquistado no início deste ano, nas quadras da Rafa Nadal Academy, onde treina. A filipina também venceu em julho um dos eventos mais tradicionais torneios juvenis do mundo, o Trofeo Bonfiglio, de Milão. Também foi campeã de duplas nas chaves juvenis do Australian Open e de Roland Garros.
Duelo com Sherif na segunda rodada
A próxima adversária de Eala no saibro romeno é a egípcia Mayar Sherif, de 25 anos e 119ª do ranking. Sherif foi responsável por eliminar a francesa Alizé Cornet, principal cabeça de chave do torneio e 63º do mundo, por 6/2 e 6/4. A egípcia está em franca evolução no circuito profissional e vem quebrando barreiras para o tênis de seu país, como a primeira egípcia a jogar e vencer partidas de Grand Slam.
A HUGE win for Mayar Sherif!
— wta (@WTA) August 3, 2021
The Egyptian defeats No.1 seed Cornet 6-2, 6-4 to advance to the #WinnersOpen second round! pic.twitter.com/G675LRoWEs
Quem escapou da zebra foi Andrea Petkovic. Segunda cabeça de chave e ex-integrante do top 10, a alemã de 33 anos e 91ª do ranking liderava a partida contra a romena Alexandra Dulgheru por 6/3 e 4/1 antes de a rival abandonar. Sua adversária nas oitava será a também romena Jaqueline Cristian, que fez 6/1 e 6/2 contra a húngara Reka-Luca Jani.
Dia de mais vitórias romenas
Outras três romenas conseguiram vencer na rodada. A canhota Mihaela Buzarnescu venceu a búlgara Viktoriya Tomova por 6/2 e 6/3 para garantir o duelo com a espanhola Lara Arruabarrena, a terceira favorita Ana Bogdan fez 6/2 e 6/4 contra a húngara Panna Udvardy. Sua próxima rival é a sérvia Aleksandra Krunic. Já Irina Bara fez 6/2 e 6/3 contra a alemã Anna-Lena Friedsam e encara a eslovaca Kristina Kucova.
🇷🇴 The Home Hope advances! 🇷🇴
— wta (@WTA) August 3, 2021
No.3 seed @ana_bogdan defeats qualifier Udvardy 6-2, 6-4 to book her spot in the #WinnersOpen second round 👊 pic.twitter.com/1wrRJNx7Y0