Notícias | Dia a dia
Nadal leva susto, sente perna mas supera a estreia
04/08/2021 às 23h25

Washington (EUA) - Depois de vencer o primeiro set com sobras, o espanhol Rafael Nadal permitiu grande reação do norte-americano Jack Sock e viu o ex-top 10 abrir 3/1 na série decisiva, mas ainda conseguiu se recuperar e avançou à terceira rodada do ATP 500 de Washington com o placar de 6/2, 4/6 e 7/6 (7-1). A notícia preocupante é que passou a sentir a perna esquerda nos games finais.

Seu adversário desta quinta-feira pelas oitavas de final será o sul-africano Lloyd Harris, que mais cedo estreou com apenas 11 games jogados, já que o norte-americano Tennys Sandgren se retirou quando já perdia por 6/4 e 1/0. O duelo contra o atual 50º do mundo será inédito.

O canhoto espanhol fez seu primeiro jogo desde a derrota na semifinal de Roland Garros para Novak Djokovic e retornou à quadra dura depois de cinco meses, já que não atuava em outro piso que não fosse o saibro desde que caiu nas quartas do Australian Open, em fevereiro.

Esta foi a 24ª vitória de Rafa em 28 jogos na temporada, em que levantou troféus em Barcelona e Roma. Ainda assim, ele precisa ganhar Washington para não perder provisoriamente o terceiro lugar do ranking. Como os pontos de Montréal-2019 cairão já nesta segunda-feira, uma semana antes, o grego Stefanos Tsitsipas pode ultrapassá-lo mesmo estando fora de ação nesta semana.

Altos e baixos
Nadal mostrou a aguardada falta de ritmo no começo da partida, tendo dificuldade tanto com o saque como na devolução. Precisou evitar três break-points logo no terceiro game e soube fazer o adversário se mexer bem. Sock escapou da quebra logo em seguida com forehand bem aplicado, mas enfim sua determinação de forçar da base custou caro e Nadal chegou ao 4/2. Apesar dos altos e baixos com o saque, o espanhol foi a 5/2 e foi ofensivo para obter nova quebra e vencer o set, mesmo com acerto de apenas 47% de primeiro serviço.

Sock, hoje apenas 192º do mundo, conseguiu sustentar os nervos no começo do segundo set e mudou completamente a história do jogo quando conseguiu quebrar o serviço de Nadal no sétimo game. A partir daí, ganhou enorme confiança e começou a disparar forehands espetaculares, sua marca registrada. Ficou perto de fechar o set em outro serviço instável do espanhol e empatou o placar com 10 winners de forehand.

A situação parecia complicada de vez quando Sock tirou logo o primeiro serviço do multicampeão e saltou a 2/0 num longo game de três igualdades e um break-point evitado com coragem. O norte-americano ainda chegaria a 3/1, mas dupla falta de início e um Nadal muito brigador por todos os pontos levou o espanhol ao empate por 3/3 e à virada, com dois aces e um voleio alto espetacular.

Mas nada se definiu. Sock continuou jogando no risco, tirando o máximo de seu forehand, e Nadal sentiu algum incômodo na perna esquerda e chegou a desistir de alguns pontos mais exigentes. Ainda assim, a definição foi ao tiebreak e aí Nadal deu um show de consistência e variações, disparando com 5-0 antes de concluir a batalha de 3h04.

Cada tenista anotou 41 winners, mas Nadal falhou muito menos: 17 a 33. Esta foi a sexta vitória do espanhol sobre Sock, a quinta no circuito tradicional.

Comentários