Notícias | Dia a dia
Tiafoe elimina Shapovalov e adia sonho canadense
11/08/2021 às 23h49

Tiafoe não enfrentou break-points na rápida partida desta quarta-feira em Toronto

Foto: National Bank Open

Toronto (Canadá) - A expectativa da torcida canadense em ver um tenista da casa conquistando o Masters 1000 local pela primeira vez será mais uma vez adiado. Horas depois de Felix Auger-Aliassime ser eliminado ainda em sua partida de estreia em Toronto, foi a vez de Denis Shapovalov também se despedir do torneio. Cabeça 5 na semana e número 10 do mundo Shapovalov perdeu para o norte-americano Frances Tiafoe, 52º do ranking, por 6/1 e 6/4 em apenas 1h15 de partida.

Além das quedas de Aliassime e Shapovalov, o Canadá ainda contava com Brayden Schnur, que veio do quali e não passou da primeira fase na chave principal. Outro anfitrião que também havia caído na estreia era o convidado Vasek Pospisil.

"Shapovalov vai ganhar Grand Slam. Vai ser especial. Os canadenses têm que se orgulhar dele e de Felix. Eles são jogadores especiais e pessoas especiais", disse Tiafoe, ainda na entrevista em quadra. Esta foi sua quinta vitória contra top 10 na carreira e a segunda na temporada.

Tiafoe entrou na chave em Toronto como lucky-loser, beneficiado pela desistência do compatriota Sebastian Korda. O norte-americano de 22 anos havia perdido na rodada final do quali, mas aproveitou sua segunda chance no torneio e venceu o japonês Yoshihito Nishioka por 6/4 e 6/3 antes de duelar com Shapovalov.

Durante o rápido primeiro set, Tiafoe conseguiu duas quebras, chegou a vencer cinco games seguidos, e não permitiu a Shapovalov fazer um winner sequer. A segunda parcial teve apenas uma quebra, mas a pressão criada pelo norte-americano foi constante. Ele teve nove break-points até finalmente aproveitar uma das chances, e não teve o serviço ameaçado em nenhum momento do jogo.

Duelo com Monfils nas oitavas de final
O adversário de Tiafoe nas oitavas em Toronto será o francês Gael Monfils, experiente jogador de 34 anos e 22º do ranking. Monfils buscou a virada contra o australiano John Millman, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/4 em 1h53 de partida. Tiafoe venceu o único duelo anterior contra Monfils, válido pelo Masters 1000 de Cincinnati de 2019.

Esta foi apenas a quarta vitória de Monfils na temporada, sendo que antes ele havia vencido jogos em Lyon, Roland Garros e Wimbledon em 2021. O ex-número 6 do mundo tem bom histórico no Masters canadense, tendo alcançado duas semifinais, em 2016 e 2019.

Comentários