Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Thiem enfim bate Djokovic e repete semifinal
07/06/2017 às 08h27

Thiem fará quarto jogo contra Nadal no saibro deste ano

Foto: Divulgação

Paris (França) - Com atuação ousada e intensa, o austríaco Dominic Thiem finalmente conseguiu sua primeira vitória em seis jogos diante do sérvio Novak Djokovic e tirou o atual campeão para atingir sua segunda semifinal consecutiva em Roland Garros. A vitória foi contundente: 7/6 (7-5), 6/3 e 6/0, após 2h15.

Em uma grande temporada sobre o saibro europeu, Thiem reencontrará Rafael Nadal na sexta-feira. Ele perdeu para o espanhol nas finais de Barcelona e Madri, mas ganhou nas quartas de Roma. O placar geral é de 4 a 2 para Nadal.

Na 250ª partida de sua carreira, Thiem se tornou apenas o segundo austríaco da história a ter duas semifinais de Grand Slam, superado pelas quatro de Thomas Muster. Djokovic por sua vez tentava ser o primeiro profissional a ganhar pelo menos dois troféus em cada Grand Slam.

Primeiro set de 1h16 foi incrivelmente intenso, principalmente os oito primeiros games. Demoradas e pesadas trocas de bola, muito esforço físico e mental dos dois lados e um game que chegou a durar 14 minutos. Eles dividiram chances. Thiem abriu 2/1, mas jogou muito mal em seguida. Aí o sérvio virou para 4/2, mas também não sustentou a vantagem.

Só então o ritmo caiu um pouco e vieram mais erros. Thiem permitiu dois set-points no 10º game, que salvou com coragem, e a definição foi para tenso tiebreak. Dos 12 pontos, nove saques quebrados. Djokovic liderou uma única vez, com 2-1. Salvou um set-point mas entregou o outro com erro absurdo de backhand no meio da rede.

Embalado, Thiem manteve o bom momento e abriu 3/0 no segundo set com momento de baixa do sérvio. Djokovic ainda teria uma chance primordial de break-point no sexto game, mas errou boba incrivelmente fácil. Aí o austríaco não deu mais brecha e finalizou o set. Nole perdeu então completamente a intensidade, não ofereceu resistência e viu o adversário abrir 4/0 e não teve forças de impedir o 'pneu'.

Thiem havia perdido não apenas os cinco jogos anteriores para Djokovic, mas também os dois sobre o saibro e com apenas oito games marcados. Três semanas atrás, levou 6/1 e 6/0 na semifinal de Roma.

Comentários