Notícias | Dia a dia | US Open
Tsitsipas marca 50ª vitória no ano e enfrenta Alcaraz
02/09/2021 às 00h33

Novamente o grego foi aos vestiários depois de perder um set

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Depois de encarar uma batalha de cinco sets contra Andy Murray na primeira rodada do US Open, Stefanos Tsitsipas voltou a oscilar em quadra nesta quarta-feira, mas desta vez venceu em quatro sets. O grego superou o francês Adrian Mannarino por 6/3, 6/4, 6/7 (4-7) e 6/0 após 2h41 de disputa.

Esta foi a vitória de número 50 na temporada de Tsitsipas no circuito. Em 2021, o grego já conquistou seu primeiro Masters 1000 em Monte Carlo e também venceu o ATP 250 de Lyon, além de ter sido finalista de Roland Garros. Aos 23 anos, ele vive a melhor fase da carreira, ocupando atualmente o terceiro lugar do ranking mundial. No entanto, nunca atingiu as oitavas de final em Nova York.

O adversário de Tsitsipas na próxima fase será o espanhol Carlos Alcaraz, jogador de mais jovem do atual top 100 do ranking, com apenas 18 anos. Alcaraz, que é o atual 55º do ranking, disputa o US Open pela primeira vez e já está na terceira rodada. O espanhol também busca uma inédita vitória contra top 10 em sua carreira profissional.

Superado por Tsitsipas nesta quarta-feira, Mannarino disputou seu primeiro torneio desde Wimbledon. O francês sofreu uma lesão no joelho direito durante a partida contra Roger Federer na primeira rodada do Grand Slam londrino. Em seu retorno às quadras, superou o compatriota Pierre-Hugues Herbert por 3/6, 4/6, 6/4, 6/3 e 6/3.

Começo de jogo muito tranquilo para Tsitsipas
O jogo começou muito tranquilo para Tsitsipas, que venceu 12 dos primeiros 15 pontos da partida e já abriu 3/0 no placar. O grego disparou sete aces no set inicial e cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço durante o primeiro set. O domínio de Tsitsipas continuou no segundo set. Novamente, ele conseguiu uma quebra muito cedo e não enfrentou break-points, embora tenha encarado um game longo no saque ainda no início da parcial.

Grego perdeu um set e novamente foi ao vestiário
Mannarino conseguiu equilibrar um pouco mais as ações durante o terceiro set e até criou uma oportunidade de quebrar o serviço do grego, mas não a aproveitou. A definição ficou para o tiebreak, em que o francês começou melhor e abriu 3-1, contando com um uma dupla falta e um voleio errado do grego. Tsitsipas conseguiu igualar o placar e virar para 4-3, mas Mannarino retomou a vantagem e venceu os últimos quatro pontos do set.

Depois de perder o terceiro set, Tsitsipas foi ao vestiário e forçou uma paralisação na partida por sete minutos e meio. Na volta, recebeu vaias do público, inclusive na hora de sacar. Ainda assim, conseguiu uma quebra de vantagem logo cedo e fez 2/0. A questão física passou a ser determinante para Mannarino, que já não tinha mais condições de manter a competitividade da partida nos últimos games. Tsitsipas se aproveitou do desgaste de seu adversário e consolidou a vitória sem maiores riscos.

Comentários