Notícias | Dia a dia | US Open
Alcaraz brilha e derruba Tsitsipas na terceira rodada
03/09/2021 às 20h14

Alcaraz comemorou sua primeira vitória contra top 10 no circuito profissional

Foto: Garrett Ellwood/USTA

Nova York (EUA) - Logo em sua primeira participação na chave principal do US Open, Carlos Alcaraz já consegue um resultado espetacular e alcança as oitavas de final derrotando um dos principais favoritos no torneio. O jovem espanhol de 18 anos eliminou o grego Stefanos Tsitsipas, número 3 do mundo, em uma batalha de cinco sets e 4h07 com parciais de 6/3, 4/6, 7/6 (7-2), 0/6 e 7/6 (7-5).

Alcaraz já se torna o jogador mais jovem nas oitavas de final de um Grand Slam desde Andrei Medvedev, no saibro de Roland Garros em 1992. O espanhol também é o mais novo nas oitavas do US Open desde Michael Chang e Pete Sampras, na edição de 1989. Além disso, também é o mais jovem a derrotar um adversário do top 3 em um Grand Slam desde o próprio Chang, na edição de Roland Garros em 1989.

Jovem espanhol já tem título de ATP e será top 50
Também algoz do cabeça 26 Cameron Norrie na estreia e do francês Arthur Rinderknech na segunda rodada, Alcaraz já acumula sete vitórias em chaves principais de Grand Slam. Ele só começou a disputar torneios deste porte na atual temporada e nunca caiu na primeira fase dessas competições. Seu próximo rival será o alemão vindo do quali Peter Gojowczyk, 141º do ranking, que derrotou o suíço Henri Laaksonen por 3/6, 6/3, 6/1 e 6/4.

Jogador mais jovem do atual top 100 do ranking, Alcaraz já tem um título de ATP, conquistado no saibro de Umag, e ocupa atualmente o 55º lugar. Pupilo do ex-número 1 do mundo Juan Carlos Ferrero, o jovem espanhol entrará no top 50 após o torneio. No início do ano, ocupava apenas o 141º lugar no ranking mundial. Durante o ano passado, venceu três challengers e saltou 350 posições, sendo escolhido como a revelação da temporada.

Tsitsipas ainda persegue seu primeiro Slam
Já Tsitsipas ainda segue sem um título de Grand Slam. O grego de 23 anos e que vive o melhor momento da carreira, havia sido semifinalista do Australian Open e vice em Roland Garros na atual temporada, mas não passou da estreia em Wimbledon e caiu ainda na terceira rodada do US Open. Além disso, mantém a escrita de nunca ter atingido as oitavas em Nova York.

Espanhol teve ótimo início e reagiu bem nos momentos de pressão
A partida começou da melhor maneira possível para Alcaraz, que confirmou seus dois primeiros games de saque de forma bastante tranquila e ainda conseguiu duas quebras para abrir 4/0 no placar. Tsitsipas chegou a reduzir a diferença para 4/3, mas voltaria a perder o saque logo depois. O espanhol também começou melhor no segundo set, chegando a liderar por 3/0, mas encarou alguns games longos em seu serviço e permitiu duas quebras a Tsitsipas, que empatou a partida.

O grego parecia ter o controle das ações no terceiro set, em que quebrou mais duas vezes e abriu 5/2 no placar, mas Alcaraz salvou três set-points e devolveu uma das quebras com ótimas devoluções. Dois games mais tarde, voltou a quebrar o serviço do número 3 do mundo para forçar o tiebreak. Tsitsipas chegou a ser advertido por coaching, depois que o árbitro flagrou a comunicação entre o grego e seu pai e treinador. Alcaraz dominou o tiebreak e passou à frente no placar.

Tsitsipas foi ao vestiário depois de perder o terceiro set, recebeu vaias do público, mas dominou a parcial seguinte. O grego conseguiu três quebras e só perdeu quatro pontos em seus games de serviço. Depois de ter sofrido um 'pneu', Alcaraz precisou de um atendimento médico no intervalo entre os sets, tratando de um desconforto na perna. O set decisivo foi inteiramente sem quebras e com apenas um break-point. O espanhol também sacou muito bem quando perdia por 5/4 e 6/5. Empurrado pela torcida, o jovem de 18 anos foi superior no tiebreak e venceu a disputa no terceiro match-point.

Comentários