Nova York (EUA) - A número 2 do mundo Aryna Sabalenka igualou o melhor resultado da carreira no US Open e está de volta às oitavas de final depois de três temporadas. A bielorrussa venceu a norte-americana Danielle Collins, 29ª do ranking, por duplo 6/3 em 1h29 de partida. De quebra, manteve o perfeito retrospecto contra Collins, tendo vencido os três confrontos entre elas.
Sabalenka havia alcançado as oitavas de final do US Open em 2018 e parado ainda na segunda rodada nas duas últimas edições. A bielorrussa de 23 anos alcançou recentemente sua primeira semi de Slam na grama de Wimbledon. Na atual temporada, tem dois títulos e 41 vitórias.
Reconhecida por seu estilo agressivo e de muita potência nos golpes, Sabalenka liderou a estatística de winners por 34 a 24. No entanto, cometeu apenas 13 erros não-forçados, contra 16 da rival. Além disso, não teve o serviço quebrado, escapando dos três break-points que enfrentou, e aproveitou três de suas dez oportunidades durante o jogo.
A próxima adversária de Sabalenka será uma velha conhecida no circuito, a belga Elise Mertens. As duas já foram parceiras de duplas e até já conquistaram dois Grand Slam jogando juntas, o US Open de 2019 e o Australian Open deste ano. A bielorrussa lidera o histórico contra a belga por 5 a 2.
Mertens, de 25 anos e 16ª do ranking, é uma das jogadoras mais consistentes do circuito nos últimos anos. A belga superou na terceira rodada a tunisiana Ons Jabeur por 6/3 e 7/5. Com isso, atinge as oitavas de final do US Open pela quarta vez consecutiva e tenta chegar às quartas de final em Nova York pelo terceiro ano seguido. Seu melhor resultado em Grand Slam foi uma semi na Austrália em 2018.