Tóquio (Japão) - O último dia do tênis em cadeira de rodas nos Jogos Paralímpicos em Tóquio foi de festa para os japoneses, com a conquista da medalha de ouro de Shingo Kunieda. Principal cabeça de chave em Tóquio, o experiente jogador de 37 anos venceu a final contra o holandês Tom Egberink por 6/1 e 6/2.
Esta é a terceira medalha de ouro que Kunieda conquista em simples nos Jogos Paralímpicos, repetindo suas conquistas em Pequim e Londres. O japonês também havia sido bronze em simples no Rio e ouro em duplas em Atenas. "Senti três vezes, ou talvez dez vezes, mais pressão do que nas Paralimpíadas disputadas em outros países", admitiu Kunieda. "Mas a felicidade que sinto agora também é muito maior".
+ Campeã paralímpica, De Groot fica mais perto do Golden Slam
+ Paralimpíadas: Japão terá Kamiji e Kunieda nas finais
+ Tênis paralímpico já tem os primeiros medalhistas
"Meus sonhos se tornaram realidade. Depois do Rio, muitas vezes pensei em me aposentar por causa de uma lesão no cotovelo. Eu queria muito esse resultado, mas este ano não estava vencendo muito. Então duvidei de mim mesmo, mas eu disse a mim mesmo: Eu posso vencer e sei o que fazer lá na quadra", comenta o japonês, relembrando a lesão que sofreu durante os Jogos no Rio de Janeiro em 2016.
A medalha de bronze ficou com o britânico Gordon Reid, que venceu o compatriota Alfie Hewett por 6/4, 3/6 e 7/5. O canhoto de 29 anos já havia sido medalhista de ouro no Rio de Janeiro, tendo superado o próprio Hewett na final.
Alcott mantém o domínio no Quad em sua última participação
Beijing 2008: 🥇 🏀
— ITF (@ITFTennis) September 4, 2021
London 2012: 🥈 🏀
Rio 2016: 🥇🥇 🎾#Tokyo2020 🥇🥈 🎾@DylanAlcott bids farewell to the #Paralympics. #WheelchairTennis pic.twitter.com/xx0wAp8b6J
Já na categoria Quad o campeão foi o australiano Dylan Alcott, que tem dominado o circuito neste ano, com títulos do Australian Open, Roland Garros e Wimbledon. Alcott venceu na final o holandês Sam Schroder por 7/6 (7-2) e 6/1. O bronze ficou com o holandês Niels Vink, que venceu o japonês Koji Sugeno por 6/1 e 6/4.
Alcott, de 30 anos, conquistou sua sexta medalha paralímpica, tendo atuado em dois esportes diferentes ao longo de sua carreira como atleta profissional. Quando jogava basquete, foi ouro em Pequim e prata em Londres. Já no tênis ganhou ouros em simples e duplas no Rio de Janeiro, além do ouro em simples e prata em duplas no Japão. Esta foi sua última Paralimpíada.
"O público australiano me apoiou durante toda a minha carreira, assim como todo o movimento paralímpico. O garoto que sofreu bullying por causa de sua deficiência quando tinha 13 anos ficaria muito grato pela vida que tem hoje. Eu me odiava. Mas agora vivo a melhor vida de qualquer pessoa que já conheci. Sou muito sortudo e muito grato".
Holandesas são campeãs de duplas
O sábado também teve a final de duplas femininas e título para as holandesas Diede De Groot e Aniek Van Koot, que venceram as britânicas Lucy Shuker e Jordanne Whiley por 6/0 e 6/1. O bronze ficou com as japonesas Yui Kamiji e Momoko Ohtani por 6/2 e 7/6 (7-3). De Groot também foi campeã de simples na última sexta-feira.