Notícias | Dia a dia | US Open
Berrettini luta por 5 sets e chega nas oitavas de final
04/09/2021 às 18h12

Nova York (EUA) - A terceira vitória de Matteo Berrettini no US Open 2021 não foi nada fácil. O número 8 do ranking e semifinalista em 2019 precisou de cinco sets para tirar o bielorrusso Ilya Ivashka, perdeu o primeiro de quatro tiebreaks na semana e marcou virada com o placar de 6/7 (5-7), 6/2, 6/4, 2/6 e 6/3.

Há dois meses, Berrettini havia vencido Ivashka com tranquilidade muito maior nas oitavas de Wimbledon. Seu adversário de segunda-feira será o alemão Oscar Otte, que saiu do qualificatório e evitou duelo totalmente italiano nas oitavas em Nova York, ao vencer Andreas Seppi, por 6/3, 6/4, 2/6 e 7/5.

Aos 25 anos, Berrettini tem agora 11 vitórias em 14 jogos feitos no US Open e sobe para quatro vitórias nos cinco jogos que chegaram ao quinto set na carreira. Finalista em Wimbledon, ele sofreu contusão que o tirou do circuito até Cincinnati, onde somou uma vitória e caiu em seguida para Felix Auger-Aliassime. Caso chegue nas quartas em Nova York, irá assumir o sétimo lugar do ranking pela primeira vez.

"Estou realmente satisfeito com a vitória, porque foi um jogo muito duro. Ele vem de ótimas atuações na quadra dura. Fisica e mentalmente foi muito desgastante e eu não estou ainda completamente em forma (após a contusão em Wimbledon), então fico feliz por ter conseguido", avaliou Berrettini.

No duelo de 3h50 diante de Ivashka, 53º do ranking que vinha do título em Winston-Salem, o italiano disparou 27 aces e venceu 84% dos pontos em que acertou o primeiro saque, mas o número de winners foi pouco acima dos erros (69 a 64). Seu pior momento veio no quarto set, em que conviveu com os break-points e perdeu dois serviços. Mas a quebra logo no segundo game do set decisivo lhe devolveu a tranquilidade para usar o máximo do saque até concluir a vitória.

Otte conseguiu enfim se qualificar para o US Open na terceira tentativa e tirou Lorenzo Sonego na estreia. Ocupa o número 144 do ranking aos 28 anos e jamais figurou no top 100. Também passou o quali em Roland Garros e Wimbledon, tendo liderado jogos contra Zverev em Paris e Murray em Londres.

Comentários