Notícias | Dia a dia | US Open
Djokovic é exigido, vira o jogo e reencontra Berrettini
06/09/2021 às 23h15

Djokovic venceu todos os quatro duelos que fez contra Berrettini, incluindo a recente final de Wimbledon

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - O quarto jogo da caminhada de Novak Djokovic na busca pelo tão sonhado 21º título de Grand Slam não foi o mais longo em termos de duração, mas exigiu muito do físico e do mental do sérvio. Diante do convidado local de 20 anos Jenson Brooksby, 99º do ranking, Djokovic começou atrás no placar e encarou pontos e games muito longos nas duas primeiras parciais. Depois, usou de sua maior experiência nos grandes palcos para dominar a reta final da partida e vencer por 1/6, 6/3 e 6/2 e 6/2 em 2h58 de partida para chegar às quartas de final do US Open.

Nos quatro jogos que fez durante o Grand Slam norte-americano, Djokovic só conseguiu vencer por 3 a 0 o holandês Tallon Griekspoor na segunda rodada. Na estreia contra o jovem dinamarquês Holger Rune e na terceira rodada contra o japonês Kei Nishikori, o sérvio precisou de quatro sets. O jogo com Nishikori, disputado na tarde de sábado, durou 3h32.

Tricampeão do US Open, Djokovic está em busca de duas façanhas em Nova York. Se for campeão, irá se isolar como maior vencedor de títulos de Grand Slam, deixando para trás os rivais Roger Federer e Rafael Nadal, atualmente empatados com ele com 20 títulos em torneios deste porte. Além disso, o sérvio pode se tornar o primeiro homem desde Rod Laver em 1969 a vencer os quatro torneios do Grand Slam no mesmo ano.

O adversário de Djokovic nas quartas de final do US Open será o italiano Matteo Berrettini, jogador de 25 anos e número 8 do mundo. O sérvio venceu todos os três confrontos anteriores que fez contra Berrettini no circuito, sendo dois deles este ano. Os duelos mais recentes foram nas quartas de Roland Garros e também na final de Wimbledon, ambos definidos em quatro sets.

Superado por Djokovic nesta segunda-feira, Brooksby encerrou sua melhor participação em um Grand Slam. O jovem norte-americano está em franca evolução no circuito, tendo iniciado a temporada apenas no 314º lugar do ranking. Depois de se destacar em torneios de nível challenger no primeiro semestre, com três títulos e um vice, ele fez outras duas boas campanhas no circuito da ATP, uma final em Newport e uma semi em Washington, que valeram a vaga no top 100 e um convite para a chave principal em Nova York.

Brooksby surpreendeu durante o 1º set

Djokovic foi surpreendido durante o primeiro set da partida desta segunda-feira. Brooksby mostrou um jogo sólido de fundo, consistente defensivamente, e não ligava de eventualmente jogar algumas bolas altas e deixar a situação mais desconfortável para o sérvio. Apesar de o norte-americano ter escapado de um break-point ainda no game de abertura, ele rapidamente conseguiu uma quebra para abrir 3/0 e ainda ampliou a vantagem no fim do set. Djokovic fez 8 a 5 em winners, mas cometeu 11 erros contra apenas 1 do rival, que levantou a torcida no Arthur Ashe Stadium.

Segunda parcial teve um game com 19 minutos
A perda de um set não abalou nem um pouco a confiança de Djokovic, que aos poucos ia encontrando meios de pressionar o saque do adversário e de colocar a disputa do fundo de quadra em seus termos. Desta vez, foi o sérvio quem abriu 3/0 no placar e começou melhor no segundo set. Quando já liderava por 3/1, o número 1 do mundo encarou um game de saque muito longo, com 19 minutos de duração, salvou os primeiros cinco break-points, mas não evitou a quebra. Mas nem isso foi capaz de tirar o sérvio do rumo da partida, e ele voltou a quebrar o serviço de Brooksby logo no game seguinte para fazer 4/2. Depois, só perdeu mais um ponto no saque até o fim do set.

Sérvio passou à frente e começou a dosar o ritmo
O terceiro set começou com games longos e oportunidades para os dois lados, mas Djokovic prevalecia nos momentos mais importantes. O sérvio conseguiu duas quebras e salvou o break-point que enfrentou para já abrir 4/0 no placar. A partir de então, Brooksby já sinalizava o desgaste físico e chegou a receber um tratamento para soltar a musculatura da perna no intervalo e o terceiro e o quarto set.

Logo na abertura da parcial, o número 1 do mundo já conseguiu uma quebra de serviço e colocou 2/0 no placar. Depois disso, não correu mais risco algum, e passou a dosar o ritmo, especialmente nos games de serviço do adversário. Djokovic cuidou de seu próprio saque e subiu a intensidade apenas para voltar a quebrar e fazer 5/2, antes de definir a vitória no game seguinte.

Comentários