Nova York (EUA) - A campanha memorável da jovem canadense Leylah Fernandez até sua primeira final no Aberto dos Estados Unidos atraiu a atenção de grandes nomes do esporte em todo o mundo. A garota de 19 anos, nascida em Montreal, chegou ao torneio sem vencer duas partidas consecutivas desde março.
Apesar disso, em Nova York, a número 73 do mundo conquistou três vitórias em cima de adversárias que figuram entre as cinco melhores do mundo, como a atual campeã Naomi Osaka, a número 5 Elina Svitolina e a número 2 do mundo Aryna Sabalenka, nas semifinais, para garantir vaga na final deste sábado. Talvez sua vitória mais impressionante na competição tenha ocorrido nas oitavas de final sobre a ex-nº 1 do mundo e campeã em 2016, a alemã Angelique Kerber, uma luta tática e cansativa que Fernandez venceu em três sets difíceis.
Sua atuação nestas duas semanas não passou despercebida. Em sua semifinal, o compatriota Steve Nash, ex-astro da NBA e atualmente técnico, era destaque no box da jogadora. "Lembro-me de quando era mais jovem, meu pai o usou como exemplo e me disse que eu tinha que trabalhar duro como Steve Nash. Espero que possamos ter uma partida de tênis em breve", disse Leylah em sua entrevista em quadra após a conquista da vaga na decisão. Nash também joga tênis.
making the US Open final << making the US Open final with @SteveNash in your box pic.twitter.com/LpN1Zc5CXe
— US Open Tennis (@usopen) September 10, 2021
Veja como grandes nomes da NBA como, Magic Johnson e Steve Nash e a medalhista de ouro olímpica do Canadá, Christine Sinclair, reagiram nas redes sociais:
- Magic Johnson, lendário astro da NBA: “A matadora de gigantes continua !! Acabei de assistir @leylahfernandez eliminar a número 2 do mundo para avançar para às finais !!”
The giant slayer continues!! I just finished watching @leylahfernandez knock off the number 2 player in the world to advance to the Finals!! 🔥 👏🏾
— Earvin Magic Johnson (@MagicJohnson) September 10, 2021
- Felix Auger-Aliassime: “Que desempenho Leylah Fernandez. Parabéns por alcançar a final do US Open. Estamos sempre apoiando você!”
- Christine Sinclair, campeã olímpica canadense: “Absolutamente incrível. Finalista do US Open. @leylahfernandez fazendo todo o Canadá orgulhoso.”
- Lewis Hamilton, da Fórmula 1: "Isto é formidável. Estamos tão orgulhosos de você! Final do US Open, vamos lá. (acompanhado do ícone de um avião).
- Site do US Open: “Chegando na final do US Open com Steve Nash (ex-astro canadense da NBA) em seu box.”
- Billie Jean King: “Parabéns, Leylah!”
- Juan Martin Del Potro: “A magia de @leylahfernandez no US Open. Depois da classificação como finalista, um telefonema para Del Potro 🙌🙌”
La cábala de @leylahfernandez en el @usopen siguió después de clasificarse finalista: un llamado a @delpotrojuan 🙌🙌 pic.twitter.com/mJo3z62nyW
— TeamDelpo (@teamdelpo) September 10, 2021