Nova York (EUA) - Penúltimo dia de disputas do US Open, o sábado tem como principal atração a final feminina de simples, entre a canadense Leylah Fernandez e a britânica Emma Raducanu. Em busca de um inédito título de Grand Slam, as duas jovens jogadoras se enfrentam a partir das 17h (de Brasília). Mas o dia em Nova York também tem mais atrações, como a final de duplas mistas e as decisões de simples do torneio juvenil.
A final de duplas mistas está marcada para às 14h (de Brasília) no Arthur Ashe Stadium. A mexicana Giuliana Olmos e o salvadorenho Marcelo Arevalo enfrentam a norte-americana Desirae Krawczyk e o britânico Joe Salisbury.
Aos 30 anos, Arévalo é o primeiro tenista da América Central a disputar uma final de Grand Slam. Do outro lado da chave, Krawczyk busca o terceiro Slam seguido nas duplas mistas. Ela foi campeã de Roland Garros, também ao lado de Salisbury, e venceu Wimbledon, tendo Neal Skupski como parceiro.
A final feminina do torneio juvenil será entre a norte-americana Robin Montgomery contra a bielorrussa Kristina Dmitruk, ambas de 17 anos. Montgomery, oitava no ranking juvenil e já 365ª colocada na WTA, venceu a argentina Solana Sierra na semifinal por 2/6, 6/3 e 6/4. Já Dmitruk, sétima no ranking juvenil, bateu a suíça Sebastianna Scilipoti por 6/1 e 6/2. O confronto é inédito no circuito e será na quadra 11 às 14h.
Logo na sequência, acontece a final masculina, entre o chinês Juncheng Shang, líder do ranking mundial juvenil, e o espanhol Daniel Rincon, quinto colocado. Shang, de 16 anos e que já venceu o Banana Bowl no Brasil nesta temporada, superou na semifinal o francês Sascha Gueymard Wayenburg por duplo 6/4. Já Rincon, 18, venceu de virada o suíço Jerome Kym por 3/6, 7/6 (7-4) e 6/4. O espanhol venceu o único duelo anterior contra o chinês, disputado na grama de Roehampton, uma semana antes de Wimbledon.
Domingo com final masculina, duplas femininas e paralímpicos
O domingo em Nova York será reservado para a final masculina de simples, entre Novak Djokovic e Daniil Medvedev. A sessão também contará com a final de duplas femininas e com as finais de simples do torneio de tênis em cadeira de rodas. Com destaque para a holandesa Diede de Groot, que luta por um Golden Slam contra a japonesa Yui Kamiji.